Anime

Fãs revivem entrevista em que o criador de Evangelion fala sobre como o relacionamento com o seu pai influenciou na sua obra

Embora tenha toda uma temática de robôs gigantes, a história de Neon Genesis Evangelion sempre foi bem mais do que a humanidade lutando contra a ameaça dos Anjos. Além de trazer profundas reflexões sobre diversos conceitos filosóficos, a obra sempre se focou bastante em abordar a psique de Shinji Ikari e como isso influenciava os relacionamentos.

A maturidade e profundidade que Evangelion tratou esses temas é justamente um dos pontos que torna o anime tão aclamado, e recentemente um usuário do Twitter conhecido como @EvaMonkey encontrou uma antiga entrevista com Hideaki Anno, o criador de Evangelion, onde ele fala um pouco da sua infância e como o relacionamento com o seu pai o influenciou.

Na entrevista, Anno conta que o seu pai perdeu a perna esquerda quando tinha apenas 16 anos, enquanto trabalhava em uma serraria. Como tinha dificuldades para caminhar, ele acabou abrindo uma alfaiataria com sua esposa em Ube, na província de Yamaguchi. Anno ainda afirma que durante a infância o seu pai foi por diversas vezes abusivo tanto de forma física como psicológica, e era a sua mãe sempre quem vinha em seu auxílio.

“Eu acho que ele era emocionalmente instável. Talvez seja por isso que ele me batia e me chutava quando fazia algo errado. Às vezes, minha mãe vinha me socorrer e fugia comigo nos braços. Meu pai também disse algo muito cruel para mim, embora eu não me lembre exatamente o que ele disse. Tinha a mesma conotação do que uma mãe frustrada diria para um indesejado – ‘Eu queria que você não estivesse aqui’.”

Quando estava no ensino médio Anno conta que o seu pai acabou arrumando um emprego de entregador de jornais: “Talvez ele quisesse mostrar que poderia trabalhar como qualquer outra pessoa. Eu acho que algo mudou nele depois disso. Ele parou de reclamar tanto por volta dessa época”.

Por fim, o diretor afirma que foi fortemente influenciado pela deficiência física do seu pai.

“Não consigo amar nada que seja perfeito. Para mim, robôs sem mão ou perna parecem melhores. Os robôs que aparecem nas minhas produções geralmente se machucam na batalha e acabam ficando em um péssimo estado com algumas partes do corpo quebradas. Algo quebrado ou deficiente parece surgir de forma mais natural para mim. Às vezes essa coisa é o corpo. Às vezes é a mente.”

Neon Genesis Evangelion se passa no ano de 2015, onde encontramos uma Terra totalmente devastada por monstros gigantes chamados de Anjos. Nesse cenário, a humanidade cria uma organização chamada NERV que tem o objetivo de combater essa ameaça com os EVAs, mechas gigantes que são a única arma eficiente contra essas criaturas.

Embora o plano de fundo possa parecer previsível, Evangelion é uma das obras mais aclamadas de todos os tempos justamente por contar uma história extremamente intimista, trazendo profundas reflexões, bastante simbologia e diferentes interpretações do seu final.

Todos os episódios e os filmes já estão disponíveis na Netflix.

Este website utiliza cookies. Para mais informações, consulte nossa política de privacidade.

Leia nossa política de privacidade