Desde a serialização de Boruto: Naruto Next Generations, os fãs de Sarada e Sumire frequentemente colocam as duas personagens em uma rivalidade desnecessária. Esse conflito entre as duas bases de fãs só se intensificou com o início de Boruto: Two Blue Vortex, onde ambas desempenham papéis significativos na trama.
No entanto, ao contrário de Naruto e do início de Boruto, onde Sakura e Sarada eram claramente as líderes femininas, respectivamente, a nova fase da série apresenta duas protagonistas femininas. Para muitos fãs, isso parece um problema, mas, na realidade, é uma oportunidade narrativa que está sendo mal compreendida.
Sarada vs. Sumire: Uma rivalidade desnecessária
É comum em séries de anime os fãs compararem personagens com papéis ou significados semelhantes. Essas comparações muitas vezes servem para destacar as qualidades contrastantes entre os personagens, o que ajuda a iluminar suas forças e fraquezas. No caso de Sarada e Sumire, as diferenças entre elas oferecem profundidade ao enredo e ajudam a desenvolver suas personalidades únicas.
Sarada e Sumire compartilham o objetivo de apoiar Boruto e têm uma relação conflituosa por causa de sua imunidade à Onipotência, que as posiciona como aliadas, mas com abordagens diferentes. Sarada, que antes era caracterizada como analítica e estudiosa, assumiu um papel mais impulsivo e introspectivo em Two Blue Vortex. Já Sumire foi retratada como lógica e metódica, qualidades que antes eram associadas a Sarada.
O problema não está nas personagens, mas na narrativa
Os fãs que desejam ver apenas uma delas como líder feminina podem estar descontentes devido à maneira como suas diferenças não são claramente estabelecidas na história. Isso, entretanto, não é uma falha das personagens, mas sim do estilo de escrita do mangá.
Ao contrário de mangás com publicação semanal, onde há mais tempo para construir as relações e explorar os personagens, a publicação mensal de Boruto exige uma abordagem mais compacta. Isso força o autor a focar no progresso da trama em vez de aprofundar o desenvolvimento individual das personagens.
Em Boruto, grande parte do tempo de tela das personagens é gasto reagindo ou processando informações para mover a narrativa adiante, em vez de explorar seus próprios arcos. Como resultado, as diferenças entre Sarada e Sumire são deixadas mais implícitas do que explicitamente exploradas.
Por que Sarada e Sumire não precisam competir
A presença de duas protagonistas femininas não significa que uma deve anular a outra. Ao contrário, essa dualidade pode enriquecer a narrativa e oferecer novas perspectivas. No final, é provável que ambas desempenhem papéis significativos no desfecho da história.
Colocar Sarada e Sumire em oposição ignora o ponto central da narrativa: elas complementam os conflitos e a evolução do enredo ao oferecer abordagens distintas para os desafios. Ao invés de rivalizar, os fãs podem apreciar como cada uma contribui de maneira única para a trama de Boruto.
Confira também:
- Os personagens mais fortes de Naruto e Boruto
- Boruto: Naruto Next Generations – Episódios e Arcos que valem a pena
- Naruto Shippuden – Fillers e episódios canônicos do anime
- Naruto Shippuden – Os 70 personagens principais da história
Naruto Shippuden foi exibido entre os anos de 2007 e 2017 e contando a segunda fase do anime.
Nela, Naruto retorna após dois anos de treinamento com a missão de combater a Akatsuki e então resgatar Sasuke das garras de Orochimaru.
Enquanto isso, a Akatsuki começa sua busca pelas Bijuus e o mundo ninja está prestes a enfrentar a maior crise que já viu em sua história.
Ao todo, o anime tem 500 episódios (incluindo os fillers de Naruto Shippuden), e finaliza a história de Naruto, Sasuke, Sakura e Kakashi. Além disso, o anime prepara o terreno para a continuação direta da história.
Você pode acompanhar Naruto na íntegra no Crunchyroll.