Eiichiro Oda, criador de One Piece, foi recentemente alvo de críticas por parte de Kazuhiko Torishima, lendário editor da Shonen Jump e responsável por descobrir Akira Toriyama, o autor de Dragon Ball. Em seu novo livro Botsu, publicado em maio de 2025, Torishima afirma que o envolvimento excessivo de Oda nas adaptações em anime tem prejudicado a qualidade do mangá.
Ao longo da obra, Torishima compartilha experiências da sua carreira e critica duramente as políticas editoriais atuais da revista, além de comentar diretamente sobre o que vê como um desequilíbrio na atuação de Oda como autor.
Torishima acusa Oda de descuidar do mangá de One Piece

Para Torishima, o mangá de One Piece tem sofrido em termos de qualidade porque Oda estaria cada vez mais dedicado ao anime e suas adaptações. Segundo ele, os editores atuais não têm força para guiar ou pressionar o autor como deveriam. “Se eu fosse editor do Oda, daria um feedback extremamente rigoroso sobre o mangá, porque ele tem talento. Mas ele está muito envolvido com o anime”, escreveu.
Em sua crítica, ele ainda enfatiza que o problema não é só com Oda: “Minha insatisfação não é tanto com One Piece em si, mas com as políticas editoriais da Shonen Jump”. Torishima acredita que a equipe da revista permite que Oda tenha autonomia demais, o que, segundo ele, afeta negativamente a consistência da obra.
“Eu iria direto ao estúdio dele”: a postura implacável de Torishima
Kazuhiko Torishima também comentou que muitos editores mais jovens têm dificuldade até mesmo para entrar em contato com Oda. “Quando tentam ligar para ele, ele nem atende. Se fosse comigo, eu iria até o estúdio dele, sentaria lá por horas e ficaria pressionando até ter uma resposta”, afirmou.
Conhecido por seu estilo direto e exigente, Torishima teve papel importante no sucesso de diversas obras da Shonen Jump, incluindo Dragon Ball, Naruto e Hunter x Hunter. No entanto, ele já revelou que não acreditava no potencial de One Piece no início de sua publicação. “Não há chance de One Piece se tornar um mangá popular!”, teria dito ao editor Yasuaki Kita. Mais tarde, admitiu a derrota para Oda com a frase: “Tá bom… Você venceu! Satisfeito?”.
Oda segue fiel à sua visão de One Piece
Mesmo diante das críticas, Eiichiro Oda se mantém firme em sua visão. Em conversa com Gosho Aoyama, autor de Detective Conan, Oda reforçou que terminará sua obra no momento certo e não pretende prolongá-la desnecessariamente: “Não deveria dizer isso em voz alta, porque costumo errar, mas meu plano atual é terminar em três anos”.
A discussão sobre o envolvimento de Oda com as adaptações de One Piece segue gerando debate entre fãs e profissionais do setor, especialmente após o sucesso do live-action da Netflix e as mudanças constantes na produção do anime.
Confira também:
- One Piece – Todas as Sagas, Arcos e Episódios do anime
- Os 70 personagens mais importantes de One Piece
- One Piece – Todos os filmes já lançados
- Todas as lutas de One Piece
One Piece conta a história de Monkey D. Luffy, um jovem com poderes de borracha cujo sonho é tornar-se o Rei dos Piratas, e da tripulação deles, os Piratas do Chapéu de Palha.
Ao todo, o anime conta com mais de 1000 capítulos, e ainda é exibido no Japão, sendo uma das séries mais populares de todos os tempos.
De longe, uma das melhores características deste anime são as Sagas de One Piece, que constantemente puxam elementos introduzidos centenas de capítulos para trás e mostram como essa é uma história ambiciosa e bem pensada.
Atualmente, o anime está partindo para o arco de Egghead, após a conclusão de Wano e Luffy finalmente tornar-se um dos quatro Yonkou após vencer Kaidou em um combate épico.
A história de Luffy e seus amigos pode ser acompanhada na íntegra no Crunchyroll, em japonês com legendas em português ou na Netflix com as primeiras grandes sagas dubladas.