A morte de Neji Hyuuga durante a Quarta Guerra Mundial Ninja é um dos eventos que mais deixa os fãs confusos em Naruto Shippuden.
Não só a morte acontece num cenário improvável, como Hyuuga sendo o único personagem relativamente importante a morrer num ataque onde ninguém mais se feriu – algo improvável devido as qualidades ninjas dele – como essa morte não pareceu fazer parte de nenhuma parte importante da história, nem da série e nem do próprio personagem.
Masashi Kishimoto, autor da obra, disse que a morte de Neji serviria para aproximar Naruto e Hinata, mas visto que nem isso deu certo e ele teve de fazer um filme inteiro para finalmente juntar o casal, pra que serviu a morte do Hyuuga?
Ao contrário das outras mortes em sua vida(seus pais, Kakashi, Jiraiya, etc), Naruto assistiu a morte de Neji pessoalmente. Pela primeira vez ele era confrontado pela culpa e pela dor no calor da batalha. Seu fracasso em destruir a Estátua Demoníaca resultou na morte de um amigo.
Também podemos imaginar que serve como a verdadeira libertação de Neji da maldição de ser da família secundária dos Hyuuga e, mais profundamente, libertação de seu destino. Neji escolheu se sacrificar para proteger Hinata e Naruto. Ele decidiu o próprio destino – algo que ele sempre imaginou que fosse impossível.
No final das contas, por mais que tentemos encontrar um significado por trás de tudo, a morte de Neji foi apenas um acaso – um personagem escolhido de maneira quase aleatória para causar o drama necessário durante o momento na história.
E apesar de anticlimático, a vida é assim no mundo real. As pessoas simplesmente vão embora, na maior parte das vezes por acaso, sem significado. E isso deixa Naruto, ironicamente, mais próximo da vida real. E talvez seja por isso que os fãs realmente não gostem desse evento.
Criado por Masashi Kishimoto e publicado na Weekly Shonen Jump desde 1999, o mangá original de Naruto foi finalizado em 2014, com a sua adaptação em anime sendo encerrada em 2017. Atualmente, a franquia continua através de Boruto, sequência direta da história que acompanha uma nova geração de ninjas.
Confira também
- Os personagens mais fortes de Naruto e Boruto
- Boruto: Naruto Next Generations – Episódios e Arcos que valem a pena
- Naruto Shippuden – Fillers e episódios canônicos do anime
- Naruto Shippuden – Os 70 personagens principais da história
Naruto Shippuden foi exibido entre os anos de 2007 e 2017, contando a segunda fase do anime. Nela, Naruto retorna após dois anos de treinamento com a missão de combater a Akatsuki e resgatar Sasuke das garras de Orochimaru.
Ao todo, o anime conta com 500 episódios, finalizando a história de Naruto, Sasuke, Sakura e Kakashi e preparando o terreno para a continuação direta da história.
O anime pode ser acompanhado na íntegra no Crunchyroll, juntamente com Naruto clássico e Boruto: Naruto Next Generations, sua continuação direta.