Embora muitas vezes acabe sendo ofuscado pelo seu irmão, Tobirama Senju é conhecido como um dos ninjas mais poderosos do universo de Naruto, tendo criado algumas das Técnicas Proibidas mais devastadoras que já vimos na franquia.
No entanto, uma dúvida que pode acabar ficando em alguns fãs é o motivo de Tobirama ter criado tantas Técnicas Proibidas, se na teoria elas não devem ser utilizadas ou ensinadas
Para explica esse motivo, vamos primeiro relembrar o que define uma Técnica Proibida. Basicamente são habilidades que causam ferimentos extremos ao usuário, como os Oito Portões; que violam as leis da natureza, como Edo Tensei; ou capazes de causar uma quantidade gigantesca de destruição, como Dohatsuten.
A grande questão dessas técnicas é que Konoha as mantem seladas justamente para evitar que o caos seja instaurado caso elas caiam nas mãos de pessoas erradas. Dessa forma, essas técnicas só podem ser aprendidas e utilizadas por ninjas de alto nível em situações extremas, como no caso das Guerras Mundiais.
Tobirama Senju criou diversas habilidades, mas “apenas” duas são consideradas Técnicas Proibidas: a Técnica do Deus Voador do Trovão e o Edo Tensei.
O Técnica do Deus Voador do Trovão foi criado durante o conflito contra os Uchiha justamente para combater o Sharingan, já que a velocidade era tão alta que tornava impossível acompanhar os seus movimentos. Embora tenha sido usada para matar Izuna Uchiha, ela acabou sendo selada como uma Técnica Proibida por causa do seu alto poder de destruição, só sendo utilizada novamente por Minato durante a Terceira Guerra Mundial Ninja.
Já o Edo Tensei, também conhecido como Invocação: Reencarnação do Mundo Impuro, foi criado primariamente para que os soldados mortos pudessem reencarnar em outros soldados capazes de realizar habilidades devastadores e até ataques suicidas. Obviamente essa técnica viola completamente as leis da natureza e mesmo tendo sido selada ainda acabou caindo nas mãos de Kabuto e Orochimaru.
Vale também citar que a Técnica dos Clones das Sombras não é considerada um Kinjutsu, embora ela se encaixe na primeira restrição, já que consome uma quantidade gigantesca de chakra. A técnica também foi criada para combater o Sharingan, pois todos os clones são visivelmente iguais. Como Naruto possuía uma reserva enorme de chakra, essa técnica acabava não o causando muito dano.
Embora a série principal de Naruto já tenha sido finalizada, a franquia permanece viva em Boruto: Naruto Next Generations, que mostra uma nova geração de ninjas.
Confira também:
- Os personagens mais fortes de Naruto e Boruto
- Boruto: Naruto Next Generations – Episódios e Arcos que valem a pena
- Naruto Shippuden – Fillers e episódios canônicos do anime
- Naruto Shippuden – Os 70 personagens principais da história
- Este é o verdadeiro motivo pelo qual Kakashi não ficou com o Sharingan de Obito no final de Naruto
Naruto pode ser conferido por completo na Cruchyroll.