Durante a saga de Naruto é possível notar a preferência de alguns tipos de habilidades e transformações da natureza.
O Estilo Madeira, entretanto é tido como uma das liberações mais poderosas, sempre sendo dominada por grandes ninjas e colocada frente-a-frente com as poderosas bijuu. Mas será que é uma habilidade realmente especial?
Primeiramente, é importante notar que o mokuton em si não é efetivo contra as bestas com cauda, a parte mais eficaz deste estilo de liberação é o uso do chakra de Hashirama Senju.
Sem o chakra do Primeiro Hokage, o estilo madeira pode até atrapalhar as bijuu, mas certamente não vai as impedir por muito tempo.
O mokuton não garante nenhum tipo de benefício ao usuário, pelo contrário, a maioria dos usuários que tenta utilizar essa liberação usando as células de Hashirama acaba sendo afetado negativamente, como no caso de Danzo que teve que cortar o próprio braço antes que ele se tornasse uma árvore por não poder conter esse chakra especial.
O mokuton é um kekkei genkai, ou seja, é um tipo de habilidade que só pode ser herdada e nunca aprendida. Os Senju, sendo descendentes diretos dos Otsutsuki, possuíam uma enorme vitalidade e quantidade de chakra, o que permitam controlas os efeitos adversos da liberação da madeira.
Mesmo outros personagens que poderiam controlar esse tipo de estilo geralmente o evitam, como Obito – que possuía metade do corpo reconstruído com células Hashirama, ou Orochimaru que, em certo momento, era mais Hashirama que o próprio, nunca fizeram uso do mokuton.
O estilo é flexível e sólido e quem o utiliza sem medo deve ser considerado poderoso pelos requisitos, mas a liberação em si é bem menos poderosa que Liberação de Magnetismo, por exemplo, e tem muitos efeitos adversos.
Ou seja, Hashirama era tão maneiro que até mesmo uma liberação mais ou menos que ele usava é tida como genial