Como dito milhares de vezes por mim neste site, o Massacre Uchiha foi um ponto pivotal na série de Naruto e pavimentou o futuro da série com seus efeitos nas histórias dos personagens principais. Mas esse evento poderia ser impedido. Shisui Uchiha podia converter as cabeças por trás da revolta Uchiha com seu Kotoamatsukami. Mas Danzou Shimura não confiava em Shisui.
Ou melhor, ele não confiava em Uchiha nenhum.
Danzou Shimura era um extremista com “boas” intenções. Sua busca por poder e para se tornar o Hokage tinha com objetivo final proteger Konoha e assegurar sua superioridade militar.
E, aos olhos de Danzou, os Uchiha eram uma ameaça à Vila por causa de seus imensos poderes e por seu passado violento durante a Era dos Estados Combatentes.
A Maldição do Ódio dos Uchiha, somado com as manipulações de Zetsu Negro na história Shinobi, criou um ambiente de extrema tensão entre os Uchiha e o restante de Konoha. E essa tensão estava rapidamente se escalando para uma violenta e sangrenta conclusão caso o Golpe de Estado fosse adiante.
Shisui Uchiha acreditava que seria capaz de impedir isso com os poderes de seu Mangekyou Sharingan, utilizando o Kotoamatsukami para convencer os líderes do clã a não seguir adiante com os planos de revolta.
Para Danzou isso não era o bastante.
Nada menos que a destruição total dos Uchiha seria o suficiente para garantir a segurança de Konoha, afinal. Talvez ele não acreditasse na extensão dos poderes de Shisui ou talvez não acreditasse que os efeitos seriam permanentes.
Talvez ele acreditasse que Shisui era bem intencionado, mas isso não era o bastante. O Kotoamatsukami, por mais poderoso que seja, não é infalível e pode ser até detectado – como Ao provou ao detectar o uso desse jutsu no Encontro dos Cinco Kage.
Dito isso, Danzo não era o Hokage durante os eventos críticos que levaram ao Massacre Uchiha. Esse cargo era de Hiruzen Sarutobi, um homem pacífico. Uma vez que existia a possibilidade de uma saída não-violenta através do genjutsu de Shisui, Danzou sabia que o Terceiro Hokage certamente optaria por ela.
Mas como essa saída não era suficiente aos olhos de Danzou, a única forma dele obter seu verdadeiro desejo – a destruição dos Uchiha – era de não existir uma saída não-violenta para a Revolta.
Danzou optou por impedir Shisui.
São dois os motivos que o levaram a tentar o assassinato ao invés de outro método. O primeiro é óbvio, silenciar uma testemunha.
E o segundo é que Shisui prometia se capaz de alterar a mente dos lideres do clã mais poderoso de Konoha sem que ninguém soubesse o que aconteceu. Isso sugeria que Shisui era inegavelmente poderoso e poderia utilizar essa ferramenta para outros fins, inclusive contra Konoha. E Danzou não poderia tolerar isso.
Confira também
- Os personagens mais fortes de Naruto e Boruto
- Boruto: Naruto Next Generations – Episódios e Arcos que valem a pena
- Naruto Shippuden – Fillers e episódios canônicos do anime
- Naruto Shippuden – Os 70 personagens principais da história
Naruto Shippuden foi exibido entre os anos de 2007 e 2017, contando a segunda fase do anime. Nela, Naruto retorna após dois anos de treinamento com a missão de combater a Akatsuki e resgatar Sasuke das garras de Orochimaru.
Ao todo, o anime conta com 500 episódios, finalizando a história de Naruto, Sasuke, Sakura e Kakashi e preparando o terreno para a continuação direta da história.
O anime pode ser acompanhado na íntegra no Crunchyroll, juntamente com Naruto clássico e Boruto: Naruto Next Generations, sua continuação direta.