Jiraiya é um dos personagens mais marcantes de Naruto e deixou um legado repleto de ensinamentos e reflexões que tocaram tanto os personagens da série quanto o público. Mestre dos sapos e um dos Três Sannin Lendários, ele não só treinou o pai de Naruto como também foi o responsável por moldar o próprio protagonista em sua jornada para se tornar um grande ninja. Ao longo da série, Jiraiya compartilha diversas frases que revelam sua sabedoria, seus arrependimentos e sua crença em um futuro melhor. Abaixo, relembramos as melhores frases que ele disse ao longo de Naruto e Naruto Shippuden.
- Siga o Critical Hits e não perca mais um post: Google News, Twitter, Bluesky, Instagram, Youtube
“Pode apostar que eu vou morrer. Afinal, você sempre perde.”
Antes de partir em sua missão final, Jiraiya compartilha um momento íntimo com Tsunade, onde tenta aliviar a tensão com humor. Ao pedir que ela aposte contra seu retorno, ele revela a gravidade da situação sem dizer diretamente que pode não voltar. A frase se torna ainda mais marcante pelo carinho não declarado entre os dois.
“É como se eu estivesse olhando para meu neto.”
Jiraiya fala isso ao refletir sobre Naruto e seu crescimento, comparando-o a Minato, seu antigo aluno e pai do garoto. Para ele, ensinar Naruto é como ver uma nova geração florescer, e o vínculo se torna quase familiar.
“Até eu consigo perceber que o ódio está se espalhando.”
Durante uma conversa com Naruto, Jiraiya expressa sua frustração por não ter encontrado uma solução para o ciclo de ódio que assola o mundo ninja. Mesmo assim, deposita suas esperanças em seu pupilo, acreditando que ele poderá realizar essa mudança.
“Em vez de governar o mundo pela dor… queria que você superasse a dor.”
Em sua batalha final contra Nagato/Pain, Jiraiya lamenta a escolha de seu antigo aluno. Ele esperava que a dor tornasse Nagato mais compassivo, não mais cruel. Essa frase resume seu desapontamento com o rumo que o mundo tomou.
“Está na hora de eu largar a caneta.”
Em seus últimos momentos, afundando nas águas, Jiraiya encontra paz ao reconhecer que sua história termina, mas uma nova se inicia: A História de Naruto Uzumaki. Essa frase simboliza a passagem do bastão e a confiança plena em seu aluno.
“Quando as pessoas se machucam, elas aprendem a odiar…”
Durante um de seus treinos com Naruto, Jiraiya ensina sobre o ciclo do ódio e como a dor pode ser transformada em compaixão. É uma das lições mais profundas que ele deixa, mostrando sua visão madura sobre emoções e crescimento.
“Um lugar onde alguém ainda pensa em você é um lugar que você pode chamar de lar.”
Ao falar sobre Sasuke, Jiraiya reconhece a importância da persistência de Naruto. Mesmo diante da rejeição, Naruto nunca desiste de seu amigo, e Jiraiya mostra que enquanto houver alguém esperando, sempre haverá um caminho de volta.
Confira também:
- Os personagens mais fortes de Naruto e Boruto
- Boruto: Naruto Next Generations – Episódios e Arcos que valem a pena
- Naruto Shippuden – Fillers e episódios canônicos do anime
- Naruto Shippuden – Os 70 personagens principais da história
Naruto Shippuden foi exibido entre os anos de 2007 e 2017 e contando a segunda fase do anime.
Nela, Naruto retorna após dois anos de treinamento com a missão de combater a Akatsuki e então resgatar Sasuke das garras de Orochimaru.
Enquanto isso, a Akatsuki começa sua busca pelas Bijuus e o mundo ninja está prestes a enfrentar a maior crise que já viu em sua história.
Ao todo, o anime tem 500 episódios (incluindo os fillers de Naruto Shippuden), e finaliza a história de Naruto, Sasuke, Sakura e Kakashi. Além disso, o anime prepara o terreno para a continuação direta da história.
Você pode acompanhar Naruto na íntegra no Crunchyroll.