Anime

Estas 5 personagens femininas são extremamente importantes para o mundo dos animes

No ano de 1975, foi estabelecido pela ONU que o dia 8 de maio seria instituído como o Dia Internacional da Mulher. A data foi escolhida em lembrança de trágicos eventos que ocorreram na luta das mulheres por direitos iguais, como o incêndio de uma fábrica de Nova York que matou 125 mulheres em 1911 e uma série de manifestações por melhores condições de trabalho das mulheres na Rússia em 1917, que foram violentamente reprimidas pelo governo.

Depois de tantas lutas e após vários sacrifícios, as mulheres conseguiram conquistar alguns direitos, mas é inegável que ainda vivemos em uma sociedade extremamente patriarcal, onde o sexismo e a misoginia são estruturais. Por isso é tão importante que tantas obras apresentem personagens femininas nas suas mais diferentes formas, para que as garotas de hoje em dia possam crescer com inspirações e sabendo que elas podem ser o que quiserem.

Como uma singela forma de homenagear elas nesse dia, resolvemos fazer uma lista com 5 personagens femininas extremamente importantes para o mundo dos animes.

Motoko Kusanagi de Ghost in the Shell

É simplesmente impossível começar esta lista e não citar logo de cara Motoko Kusanagi, a protagonista de Ghost in the Shell. Pouco se sabe sobre o passado de Motoko, apenas que quando era criança sofreu um grave acidente de avião e o seu cérebro foi transferido para um corpo totalmente cibernético. Embora no começo ela tenha tido dificuldades para se adaptar ao novo corpo, com muito treinamento Motoko acabou se tornando Major e liderando uma força especial que combate o ciberterrorismo. Mas os grandes questionamentos de Motoko estão relacionadas a sua própria existência, se mesmo com tantas parte robóticas ela ainda continua sendo uma humana.

San de Princesa Mononoke

Poderíamos fazer uma lista somente das personagens femininas incríveis criadas por Hayao Miyazaki, mas parece representar todas elas resolvemos escolher San de Princesa Mononoke. Além de um design extremamente marcante, a história de San é igualmente interessante, já que a garota foi adotada ainda muito pequena por uma tribo de deuses-lobo e agora luta contra os humanos que estão tentando desmatar a floresta. San representa o equilíbrio perfeito de uma personagem feroz que vai lutar com tudo para proteger os lobos da sua família, mas que também deseja que os humanos e natureza possam viver em harmonia.

Androide 18 de Dragon Ball

Dragon Ball é um anime incrível que marcou diversas gerações ao redor do mundo, mas uma coisa que temos que concordar é que a obra de Akira Toriyama sempre teve dificuldade em trazer boas personagens femininas. Uma exceção a isso é a Android 18. Apresentada em Dragon Ball Z durante a saga dos Androides, inicialmente ela aparece como uma vilã, mas eventualmente se juntar aos Guerreiros Z. Embora seja chamada de androide, a sua classificação mais correta seria ciborgue, já que diferente dos outros experimentos do Dr. Gero, a Androide 18 e o seu irmão foram construídos com base em humanos reais, e por isso ainda carregam essas características. Além de um poder enorme, que é capaz de rivalizar até mesmo com Vegeta, a Android 18 é um das personagens mais amáveis do anime e o seu relacionamento com Kuririn é extremamente fofinho.

Serena Tsukino de Sailor Moon

Esse é outro anime que dispensa apresentações, Sailor Moon fez um sucesso gigantesco principalmente aqui no Brasil e foi para diversas meninas o primeiro contato com um anime completamente protagonizado por personagens femininas. Poderíamos falar de todas as Sailores, mas para essa lista escolhemos a líder delas, Usagi Tsukino ou também conhecida aqui no Brasil como Serena Tsukino, a Sailor Moon. Serena é uma jovem estudante de 14 anos que tem a sua vida mudada após descobrir que é a reencarnação de Serenity, a Princesa da Lua, e está destina a ser tornar a Sailor Moon. Usagi então resolve se juntar as outras Sailors para lutar pelo amor e pela justiça.

Michiko de Michiko to Hatchin

Finalizando a lista com um anime não muito conhecido do grande público, Michiko to Hatchin, possui uma das personagens femininas mais incríveis dos animes, Michiko Malandro. Michiko é uma personagem poderosa e decidida, que escapou pela quarta vez de uma prisão de segurança máxima e resgatou uma jovem criança conhecida como Hatchin, que sofria diversos abusos dos seus pais adotivos. Juntas, as duas passam pelas mais inusitadas e perigosas situações, acabando desenvolvendo uma bonita relação de mãe e filha.

E aí, gostou da lista? Comenta aqui embaixo!

Este website utiliza cookies. Para mais informações, consulte nossa política de privacidade.

Leia nossa política de privacidade