O Androide 17 sem duvidas foi o MVP do Torneio do Poder para muitos fãs de Dragon Ball Super, e seu maior momento foi quando ele se sacrificou para proteger Goku e Vegeta, e consequentemente o Universo 7 inteiro.
Porém um fã apontou a sutil história do Androide 17 através do Torneio do Poder, e ela é a história secreta mais triste de toda a franquia Dragon Ball.
Antes de continuar, vale o aviso de que estamos falando sobre Spoilers de Dragon Ball Super.
A teoria sobre o Androide 17 que faz tanto sentido que chega a assustar
De acordo com o usuário do Reddit BrettRys, a história do Androide 17 durante o Torneio do Poder é que ele estava recuperando sua humanidade. De acordo com a teoria, sua barreira final contra Jiren foi o clímax do seu crescimento, pois “vimos dois personagens cuja humanidade foram arrancadas, lidar com isto de duas maneiras diferentes.
Jiren, que viu todos que amava morrerem, e seus companheiros sobreviventes dando as coisas para eles, lidou com a perda de sua humanidade através da força,” e o Androide 17 “Lidou com isto ao começar uma nova vida. Ele saiu da vida de ser uma ‘máquina de matar’ e começou uma família. Jiren por outro lado, se prendeu ao passado, fazendo desta a sua motivação para se tornar mais forte.”
O foco do Androide 17 é aproveitar o presente, sair de férias com sua família é a única coisa que ele pode desejar, porque todo o seu passado não é importante. O desejo de Jiren nunca foi explicitamente mostrado, mas sabemos que tem alguma coisa a ver com seu passado, talvez até desfazê-lo completamente.
Quando o Androide 17 salvou Goku e Vegeta, ele disse como se sentia humano ao fazer aquilo, e BrettRys também explicou isto, dizendo que o 17 “sai do Torneio tomando completamente a humanidade que havia sido retirada dele após muito tempo. Ele foi eliminado de uma forma realmente ‘humana’.”
Então na verdade, tirar sua própria vida foi a jeito mais humano que o Androide 17 encontrou de viver. Se Dragon Ball Super realmente deixou essa história escondida no contexto das ações do Androide 17, não é a toa que ele se tornou um dos personagens favoritos dos fãs neste arco.