Boruto Uzumaki é um dos personagens mais poderosos da franquia atualmente. Entre os shinobi, é seguro dizer que Boruto é o mais forte e está muito acima do nível de qualquer outra pessoa. Embora Boruto Uzumaki estivesse destinado a alcançar altos níveis de poder, sua força alcançou um nível totalmente diferente após o treinamento de três anos com Sasuke, especialmente depois de ter sido selado.
Esse período de treinamento levou ao desenvolvimento de várias técnicas poderosas, uma das quais é o Uzuhiko. Boruto já utilizou essa técnica em algumas ocasiões, e é seguro dizer que este jutsu está em uma liga completamente diferente.
O que é o Rasengan Uzuhiko?
Ao longo dos anos, os fãs viram muitas variantes únicas do Rasengan na série Naruto. Cada uma é poderosa à sua maneira e tem diferentes usos. Por exemplo, Naruto criou tipos especiais de Rasengan ao longo de sua jornada como ninja, e até seu único Rasenshuriken é uma versão aprimorada da mesma técnica. Da mesma forma, Boruto também desenvolveu várias técnicas, como seu Vanishing Rasengan, que é uma técnica incrível para causar um golpe surpresa em seus inimigos, e mais recentemente, a técnica que ele acredita ser sua mais forte de todos os tempos, o Rasengan Uzuhiko.
Boruto Uzumaki utilizou essa técnica pela primeira vez em sua batalha contra Code. Naquela ocasião, Boruto não liberou todo o poder desta técnica, mas os fãs ainda puderam perceber como esse jutsu funciona e quais habilidades especiais ele concedeu a Boruto. Primeiramente, Boruto invoca o chakra de rotação do planeta ao seu redor. Isso não surpreendeu os fãs, dado que o conceito do Rasengan funciona com chakra espiralado. No entanto, nas palavras do próprio Boruto, o chakra que ele estava ganhando não era seu, mas do planeta. Em outras palavras, o chakra do Uzuhiko é derivado diretamente do planeta. Isso não é apenas qualquer chakra. Na verdade, é o chakra espiralado do planeta que, segundo Boruto, é gerado pela força centrífuga e pela própria rotação do planeta. Essa forma específica de chakra é o que Boruto essencialmente utiliza para criar o Uzuhiko, sua técnica definitiva e, com certeza, uma das Jutsus mais fortes que os fãs já viram em toda a franquia Naruto.
Como funciona o Rasengan Uzuhiko
Os fãs não sabiam como o Rasengan Uzuhiko funcionava até recentemente. No entanto, a recente luta de Boruto contra Hidari confirmou que existem alguns pré-requisitos que precisam ser atendidos para que essa técnica seja utilizada. A primeira coisa que Boruto deve fazer é plantar ambos os pés no chão. Esta técnica não funciona no ar, e isso se deve ao fato de que Boruto precisa manter contato físico com a Terra para absorver o chakra planetário. Isso faz sentido, já que absorver a rotação do planeta requer estar em contato com o planeta. Se ele estiver levitando, esse contato não pode ser alcançado, o que significa que o Uzuhiko não pode ser usado.
Em segundo lugar, os fãs precisam ter em mente que o poder do Rasengan Uzuhiko e o efeito que ele tem no usuário dependem de dois fatores. O primeiro é o tempo que o usuário passa absorvendo o chakra do planeta, e o segundo é o efeito que o usuário deseja dar ao seu alvo. Naturalmente, quanto mais chakra o usuário reunir do planeta, mais fortes serão os efeitos do Uzuhiko. Boruto Uzumaki já mostrou vários efeitos do Uzuhiko na história até agora, e independentemente da intensidade com que é usado, esta técnica é assustadora.
O Impacto do Uzuhiko em Máxima Potência
Em sua forma básica, Boruto Uzumaki pode essencialmente usá-lo como um Rasengan regular. Isso causa tanto dano quanto um Rasengan usual, no entanto, a grande diferença aqui é que Boruto pode canalizar o chakra planetário no corpo de seus inimigos. Isso lhes dá vertigem semi-permanente, o que significa que só pode acabar se Boruto Uzumaki desfizer o Uzuhiko em seus inimigos ou se o planeta parar de girar. Caso contrário, o usuário sempre vai experimentar essa vertigem e falhar em manter o equilíbrio.
Recentemente, Boruto Uzumaki também mostrou o máximo da potência de sua técnica Uzuhiko. Em máxima potência, o Uzuhiko é essencialmente mortal. Nem mesmo os indivíduos mais fortes que os fãs já viram em Boruto podem sobreviver a este ataque. No entanto, a desvantagem é que leva bastante tempo para acumular essa quantidade de chakra, o que significa que ele precisa de alguém para cobri-lo nesse meio tempo. Dito isso, se Boruto conseguir acumular muita energia, ele pode essencialmente derrotar qualquer um com um único golpe. Até mesmo alguém tão forte quanto o Shinju pode ser derrotado por Boruto, como visto no capítulo anterior de Boruto. Isso é feito canalizando o chakra violentamente espiralado do planeta diretamente no corpo dos inimigos, o que significa que eles não conseguem suportar a força e são essencialmente despedaçados. Todos os alvos de Boruto são essencialmente desintegrados quando entram em contato com a máxima potência do Uzuhiko. Ao mesmo tempo, eles também não conseguem manter o equilíbrio enquanto estão sendo atingidos por esta técnica, o que a torna ainda mais mortal.
Segundo Boruto Uzumaki, o Uzuhiko é essencialmente o planeta revidando contra aqueles que drenariam sua energia. Boruto se torna uma ponte entre o planeta e os Otsutsuki, permitindo que o planeta lute de volta absorvendo seu chakra planetário e desferindo um golpe poderoso nos Otsutsuki. Isso é bastante irônico e só mostra que Boruto é um lutador inovador e especial.
Boruto: Naruto Next Generations é a sequência direta de Naruto Shippuden, tanto no anime quanto no mangá.
Nesta nova história, acompanhamos Boruto Uzumaki, filho de Naruto. Juntamente com seus colegas de Time 7, eles vivem novas aventuras e interagem com antigos e novos personagens da franquia.
Atualmente, o anime de Boruto está em hiato, após a “morte” de Boruto diante de Kawaki, num dos momentos mais dramáticos da história.
Já o mangá de Boruto foi concluído no arco seguinte a essa história, e agora possui uma sequêncai direta, chamda de Boruto: Two Blue Vortex.