Shanks é um dos personagens mais importantes no mundo de One Piece. Ele também é um dos primeiros personagens que Oda introduziu em sua história, cortesia do arco Romance Dawn. Desde o começo da história, ficou bastante claro que Shanks seria um personagem crucial no desenvolvimento da trama. Ele inspirou Luffy a se tornar um pirata e o colocou no caminho para encontrar o One Piece.
Shanks não apareceu em muitos capítulos no início da história, no entanto, o impacto que ele teve foi profundo. Uma das cenas mais marcantes com Shanks ocorreu no final do arco Romance Dawn, onde ele acabou perdendo o braço ao tentar salvar a vida de Luffy. Fãs frequentemente se perguntaram por que Oda decidiu cortar seu braço, e há uma razão muito simples para isso.
Plano Original de Oda para Shanks
Uma das características marcantes do design do personagem Shanks é seu braço ausente. Os fãs sabem que Shanks é um pirata muito poderoso e ele teria sido ainda mais forte se não tivesse perdido o braço. É surpreendente saber que, inicialmente, Oda não tinha a intenção de cortar o braço de Shanks de forma alguma. Isso significa que os fãs muito provavelmente poderiam ter visto Shanks com os dois braços na história se não fosse pelo conselho do editor de Oda. De acordo com ele, Shanks precisava perder um braço para dar um pouco mais de emoção à história. Talvez o editor tenha achado a cena pouco emocionante sem algum tipo de sacrifício, e Shanks perdendo o braço foi mais enfático para ele. Não é preciso dizer que seu conselho certamente não estava errado, já que Shanks perdendo o braço realmente elevou muito a cena.
Shanks abrindo mão de um braço por Luffy tornou o arco Romance Dawn de One Piece um arco icônico. É a cena mais memorável desse arco e uma que ecoou ao longo da história da série. Até hoje, os fãs reconhecem aquela cena como o momento em que tudo começou. Também é muito aparente que o respeito de Luffy por Shanks, que já era grande, aumentou ainda mais após isso. O fato de Shanks estar disposto a abrir mão de seu braço por Luffy e possivelmente até mesmo de sua vida, mostra que ele era, de fato, como um guardião para ele. Além disso, também ensinou a Luffy o significado do sacrifício. Quando Sanji estava disposto a sacrificar sua vida pelo bem de Zeff, foi Luffy quem o impediu de fazer isso, dizendo-lhe que Zeff não sacrificou sua perna para que Sanji pudesse dar sua vida. Isso forçou Luffy a amadurecer em uma idade muito jovem em certos aspectos e moldou seu caráter até hoje.
Como o Personagem de Shanks Foi Afetado
Enquanto Shanks perdendo o braço afetou profundamente Luffy e o salvou em uma idade muito jovem, também fez o mesmo por Shanks. Quando Shanks perdeu o braço, ele era um dos piratas mais destacados na Grand Line, alguém sobre quem até mesmo Whitebeard ouvia frequentemente. O fato de ele ter retornado da East Blue sem um braço significava que Shanks era visto de maneira muito diferente. Whitebeard atribuiu a perda do braço de Shanks a uma grande luta, enquanto Shanks simplesmente disse que apostou no novo era. Era bastante claro que Shanks não tinha absolutamente nenhum arrependimento quanto a isso e que ele estava orgulhoso de ter colocado Luffy no caminho para se tornar o Rei dos Piratas.
Ao mesmo tempo, Shanks também subiu nas fileiras após perder o braço. Antes, Shanks era apenas um pirata de elite, no entanto, 6 anos após perder o braço, ele se tornou um dos Quatro Imperadores do Mar, apesar de ter perdido o que parecia ser seu braço dominante. Se Shanks não tivesse perdido o braço, talvez ele fosse ainda mais forte hoje e não haveria concorrência entre os Yonko de forma alguma. De certa forma, Oda cortar seu braço também serviu para torná-lo mais humano, considerando o incrível poder que ele já possui sem um braço.
O mais importante é que Shanks perdendo o braço afetou muito sua rivalidade com Dracule Mihawk. Esses dois personagens têm uma história muito profunda e se envolveram em inúmeros duelos, dos quais Whitebeard disse que ecoaram pela Grand Line por muito tempo. Seus duelos eram considerados lendários, e os fãs são levados a acreditar que a maioria deles, se não todos, foram empates. Shanks perdendo o braço significava que Mihawk não poderia mais lutar com ele, uma vez que derrotar um homem sem um braço deixaria um gosto amargo em sua boca, pois ele então presumiria que a vitória não foi justa.
Isso também levou Mihawk a encontrar outro rival. Justo quando ele achava que havia perdido seu maior rival, ele encontrou Zoro. Embora ele tenha derrotado Zoro muito rapidamente, Mihawk certamente sabia que essa pessoa um dia alcançaria grandes alturas e o desafiaria pelo trono do mais forte. Agora, Zoro também alcançou grandes alturas e certamente alcançará Mihawk e eventualmente o derrotará.
Enquanto isso, Luffy acabará encontrando Shanks novamente, e quando isso acontecer, os fãs verão um reencontro incrível entre esses dois personagens. Talvez mais valor seja atribuído ao braço de Shanks que ele abandonou por Luffy quando esses dois se encontrarem cara a cara. Por enquanto, os fãs só podem esperar por esse incrível reencontro. One Piece agora está em sua saga final, o que significa que esse reencontro está agora muito próximo.
Confira também:
- One Piece – Todas as Sagas, Arcos e Episódios do anime
- Os 70 personagens mais importantes de One Piece
- One Piece – Todos os filmes já lançados
One Piece conta a história de Monkey D. Luffy, um jovem com poderes de borracha cujo sonho é tornar-se o Rei dos Piratas, e da tripulação deles, os Piratas do Chapéu de Palha.
Ao todo, o anime conta com mais de 900 capítulos divididos em diversas sagas, e ainda é exibido no Japão, sendo uma das séries mais populares de todos os tempos.
Atualmente, o anime está desenvolvendo o arco de Wano, um país inspirado no Japão Feudal e dominado pelo Yonkou Kaidou das Cem Feras.
A história de Luffy e seus amigos pode ser acompanhada na íntegra no Crunchyroll, em japonês com legendas em português ou na Netflix com as duas primeiras grandes sagas dubladas. Já o mangá de One Piece é publicado no Brasil pela Panini.