Naruto Shippuden chegou ao fim com o aguardado combate entre Naruto e Sasuke, selando a rivalidade entre os dois personagens mais importantes da série. Embora o anime tenha seguido por mais alguns episódios após essa batalha, muitos fãs consideram esse confronto o verdadeiro encerramento da história.
- Siga o Critical Hits e não perca mais um post: Google News, Twitter, Bluesky, Instagram, Youtube
Desde então, uma das discussões mais recorrentes entre os fãs envolve quem era mais forte naquele momento: Naruto ou Sasuke? A percepção geral é de que Naruto venceu o combate final, mas uma análise mais detalhada mostra que os dois estavam em um nível bastante equivalente.
Comparação dos poderes de Naruto e Sasuke
Naruto, ao final da Quarta Grande Guerra Ninja, possuía parte do chakra de todas as nove bijuus e continuava sendo o jinchuuriki de Kurama, a raposa de nove caudas. Além disso, recebeu metade do chakra dos Seis Caminhos de Hagoromo Otsutsuki e dominava o Senjutsu dos Seis Caminhos. Com essas habilidades, Naruto se tornou um dos ninjas mais poderosos da história de Konoha.
Sasuke, por outro lado, também recebeu metade do chakra de Hagoromo, o que lhe permitiu despertar o Rinnegan no olho esquerdo. Ele também possuía o Mangekyo Sharingan Eterno, obtido após o transplante dos olhos de Itachi. Apesar de ter menos chakra bruto que Naruto, Sasuke compensava com técnicas visuais e estratégias que exigiam precisão e eficiência.
A batalha no Vale do Fim
No embate final, Sasuke utilizou sua técnica mais poderosa: a Flecha de Indra, concentrando o chakra das bijuus e de Naruto. Mesmo assim, Naruto foi capaz de resistir ao ataque, em grande parte por conta de sua imensa reserva de chakra e da energia natural reunida por um de seus clones das sombras.
Ambos já estavam exaustos após a batalha contra Kaguya, o que limitou seu desempenho. Além disso, enquanto Naruto já dominava Kurama e o senjutsu, Sasuke ainda estava se adaptando ao Rinnegan. Com mais tempo e experiência, o Uchiha poderia ter usado o dojutsu com mais eficiência e menor gasto de chakra.
Conclusão
A luta foi equilibrada, e o resultado final pode ser atribuído mais à resistência de Naruto do que a uma superioridade definitiva. Naquele momento, Naruto e Sasuke estavam em pé de igualdade, cada um com vantagens distintas. A diferença na batalha foi mínima, e o desfecho reforça a ideia de que ambos eram as forças complementares do mundo ninja.
Confira também:
- Os personagens mais fortes de Naruto e Boruto
- Boruto: Naruto Next Generations – Episódios e Arcos que valem a pena
- Naruto Shippuden – Fillers e episódios canônicos do anime
- Naruto Shippuden – Os 70 personagens principais da história
Naruto Shippuden foi exibido entre os anos de 2007 e 2017 e contando a segunda fase do anime.
Nela, Naruto retorna após dois anos de treinamento com a missão de combater a Akatsuki e então resgatar Sasuke das garras de Orochimaru.
Enquanto isso, a Akatsuki começa sua busca pelas Bijuus e o mundo ninja está prestes a enfrentar a maior crise que já viu em sua história.
Ao todo, o anime tem 500 episódios (incluindo os fillers de Naruto Shippuden), e finaliza a história de Naruto, Sasuke, Sakura e Kakashi. Além disso, o anime prepara o terreno para a continuação direta da história.
Você pode acompanhar Naruto na íntegra no Crunchyroll. No post de hoje, explicamos porque Sasuke era tão forte quanto Naruto no final do anime.