PUBLICIDADE
InícioAnimeEsta é a prova de que o Naruto original é melhor que...

Esta é a prova de que o Naruto original é melhor que o Shippuden

Dentro do universo dos animes, Naruto se consolidou como parte do Big 3, sendo alvo de várias críticas ao longo dos anos. Enquanto muitas críticas podem parecer infundadas, algumas têm mérito, especialmente quando se trata de Naruto Shippuden. Embora inicialmente tenha sido considerado um sucesso maior que a série original, Shippuden eventualmente caiu em uma série de problemas recorrentes, levando a uma queda acentuada na qualidade e no desenvolvimento da história em comparação com a série original.

PUBLICIDADE

Seja no progresso da trama, no balanceamento de poderes ou no papel dos personagens secundários, a série original de Naruto faz isso melhor. Já Shippuden tornou-se uma confusão com a introdução de novos pontos da trama, além da falta de desenvolvimento de muitos personagens secundários. Embora ambas as séries sejam bem escritas, essas inconsistências inclinam a balança a favor da série original.

1. Escalonamento de Poder Desequilibrado

Esta é a prova de que o Naruto original é melhor que o Shippuden

PUBLICIDADE

A série original tem um melhor balanceamento de poder

Um dos maiores problemas da franquia Naruto como um todo é o desequilíbrio de poder, seja o Rinnegan em Shippuden ou o Karma em Boruto. A série original, por outro lado, faz um ótimo trabalho ao apresentar um escalonamento de poder mais equilibrado. Os protagonistas, antagonistas e personagens secundários têm níveis de poder relativamente parecidos, sem que nenhum personagem se torne extremamente overpower. Porém, Shippuden joga esse equilíbrio fora com a introdução de habilidades absurdamente poderosas.

Um exemplo disso é o Rinnegan, uma habilidade divina que mudou completamente o curso da série. Ao longo de Shippuden, outras habilidades, como o Mangekyo Sharingan Eterno e o poder do Sábio dos Seis Caminhos, aumentaram o desequilíbrio, tornando Naruto e Sasuke praticamente intocáveis. Esse crescimento de poder, embora inevitável, foi feito de forma mais consistente na série original de Naruto, ao longo de seus 220 episódios.

2. O Papel das Personagens Femininas

Esta é a prova de que o Naruto original é melhor que o Shippuden

As personagens femininas tiveram papéis mais significativos na série original

Um dos problemas mais destacados da franquia Naruto é o tratamento das personagens femininas. Mas, ao contrário do que o autor Masashi Kishimoto já mencionou, as personagens femininas da série original são, em grande parte, bem desenvolvidas e desempenham papéis importantes na narrativa.

PUBLICIDADE

Personagens como Temari e Tayuya são exemplos de antagonistas femininas fortes, que muitas vezes são retratadas como superiores a seus equivalentes masculinos. Tsunade, uma das Sannin lendárias, também tem um papel importante na primeira parte de Naruto, embora sua relevância como kunoichi diminua em Shippuden. Em contraste, Shippuden marginaliza quase todas as personagens femininas, com a narrativa se concentrando quase exclusivamente nos protagonistas masculinos.

3. Desenvolvimento dos Personagens Secundários

Esta é a prova de que o Naruto original é melhor que o Shippuden

Os personagens secundários tiveram mais destaque na série original

PUBLICIDADE

O desenvolvimento de personagens secundários é um aspecto crucial em qualquer narrativa, e a série original de Naruto deu grande atenção a isso. Embora Shippuden tenha falhado em dar o devido tempo de tela para muitos personagens secundários, a série original conseguiu explorar esses personagens de forma significativa.

Momentos memoráveis da série original incluem batalhas envolvendo personagens como Rock Lee, Neji e Choji, especialmente durante os Exames Chunin e o Arco da Busca por Sasuke. Shippuden acabou relegando esses personagens ao esquecimento, com alguns, como Tenten, sendo praticamente esquecidos.

4. Qualidade dos Episódios Filler

Esta é a prova de que o Naruto original é melhor que o Shippuden

PUBLICIDADE

A série original teve fillers de melhor qualidade

Embora tanto a série original quanto Shippuden sejam conhecidas por sua grande quantidade de episódios filler, a qualidade desses episódios varia bastante entre as duas séries. A série original apresenta fillers que se aproximam da qualidade dos episódios canônicos, com um desenvolvimento significativo de personagens secundários.

Episódios como “Shino Risonho” e “O Caril da Vida” são exemplos icônicos de fillers na série original. Já Shippuden sofre com fillers desnecessários, com poucos momentos de destaque, como o arco da história de Kakashi e o passado da Akatsuki.

PUBLICIDADE

5. Retcons e Buracos na Trama

Shippuden foi atormentado por retcons e buracos na trama

Os retcons são outro problema recorrente na franquia Naruto, mas a quantidade de buracos na trama e retcons em Shippuden é muito maior. A série original teve pouquíssimos buracos na trama notáveis, sendo o principal a tentativa de reanimação do Quarto Hokage por Orochimaru, que não deveria ser possível devido ao Reaper Death Seal.

PUBLICIDADE

Em Shippuden, no entanto, há inúmeros retcons, como a reformulação do papel de Itachi no massacre Uchiha e o papel das Bestas com Cauda na trama. Esses ajustes forçados criaram várias inconsistências, manchando o legado da série.

6. Melhor Ritmo na Série Original

O ritmo de Shippuden é altamente inconsistente

PUBLICIDADE

Talvez a diferença mais notável entre as duas séries seja o ritmo da narrativa. A série original de Naruto tem um ritmo muito mais consistente, permitindo que os espectadores acompanhem a história sem serem sobrecarregados por novas informações. Arcos como os Exames Chunin e a Invasão de Konoha são exemplos de uma narrativa bem ritmada.

Por outro lado, Shippuden começa bem com os primeiros arcos da Akatsuki, mas o ritmo decai drasticamente durante a Quarta Grande Guerra Ninja, com mais de 200 episódios dedicados a um evento que, no universo de Naruto, durou apenas dois dias. Muitos desses episódios consistem em lutas desnecessárias, sem avanço real na narrativa.

Naruto Shippuden foi exibido entre os anos de 2007 e 2017 e contando a segunda fase do anime.

PUBLICIDADE

Nela, Naruto retorna após dois anos de treinamento com a missão de combater a Akatsuki e então resgatar Sasuke das garras de Orochimaru.

Enquanto isso, a Akatsuki começa sua busca pelas Bijuus e o mundo ninja está prestes a enfrentar a maior crise que já viu em sua história.

Ao todo, o anime tem 500 episódios (incluindo os fillers de Naruto Shippuden), e finaliza a história de Naruto, Sasuke, Sakura e Kakashi. Além disso, o anime prepara o terreno para a continuação direta da história.

Você pode acompanhar Naruto na íntegra no Crunchyroll.

PUBLICIDADE
Valteci Junior
Valteci Juniorhttp://criticalhits.com.br
Me chamo Valteci Junior, sou Editor-chefe do Critical Hits, formado em Jogos Digitais e escrevo sobre jogos e animes desde 2020. Desde pequeno sou apaixonado por jogos, tendo uma grande paixão por Hack and slash, Souls-Like e mais recentemente comecei a amar jogos de turno e JRPG de forma geral. Acompanho anime desde criancinha e é um sonho realizado trabalhar com duas das maiores paixões da minha vida.