Dragon Ball sempre teve vilões malvados, astutos e geralmente nada bons como antagonistas. Desde Freeza, passando por Cell e até Buu. No entanto, recentemente, no mangá, começamos a ver antagonistas que se tornam maus, permanecem os mesmos, mas melhoram, ou até começam lutando contra os heróis, mas acabam se tornando bons. Exemplos disso vão de Zamasu a Jiren e, especialmente, Granolah; o Cerealian, em particular, é um exemplo popular dessa tendência. Afinal, Granolah é um antagonista perfeito para o arco atual e para o vasto mundo de Dragon Ball.
Mas por quê? Que aspectos de seu personagem ou história fizeram de Granolah um personagem importante tanto para o público quanto para os personagens principais? Essa é uma pergunta que não é difícil de responder, mas que precisa ser respondida.
O Significado de Granolah na História
Desde sua introdução na história, Granolah tomou muitas ações e atalhos necessários porque queria ser capaz de derrotar Vegeta, Freeza e, indiretamente, todos os Saiyajins restantes. Sua história de fundo, logo revelada como sendo o único sobrevivente de sua espécie, é a base de todas as suas ações contra Goku e Vegeta. Especialmente considerando que ele tem uma vingança contra Vegeta, isso leva Granolah a se tornar uma consequência viva da conquista dos Saiyajins pela Galáxia, quer eles tenham feito isso sob as ordens de Freeza ou não. Isso leva ao crescimento e dúvidas de Vegeta sobre suas próprias ações e as ações de seu povo no passado, levando à eventual realização de que Granolah também é um reflexo de Vegeta de muitas maneiras.
Na verdade, muito de Granolah pode ser atribuído a como Vegeta queria derrotar Freeza no Planeta Namek pelo orgulho de seu povo, mas falhou em fazê-lo. No caso de Granolah, apesar de suas intenções serem boas, ele também acaba causando muitos danos ao planeta de outra espécie em sua busca por vingança. Eventualmente, Granolah percebe que está, involuntariamente, mas de fato, causando tanto terror contra inocentes quanto seus inimigos, por meio de suas ações imprudentes e falta de consciência. No entanto, como antagonista, faz sentido por que ele seria simpático e tentaria lutar contra Vegeta e Goku, apesar do fato de que eles não fizeram nada de errado no arco atual. Afinal, o trauma pode ser um grande problema para indivíduos que não têm o mecanismo adequado para lidar com isso.
Por que Granolah Mudou?
Embora Granolah mude de lado, de antagonista para o lado de Goku e Vegeta, especialmente durante a luta final contra Gas e os Heeters, Granolah tem razões legítimas para mudar de papel, e por que isso não arruína necessariamente seu papel anterior. No entanto, há várias razões pelas quais isso funciona a longo prazo. Granolah percebeu a necessidade de ficar mais forte, mas também sabia que havia uma ameaça maior na forma de Gas. Isso também o leva a entender lentamente Vegeta como pessoa, percebendo que os dois Saiyajins não são o inimigo. Na verdade, esse momento chave também solidifica o personagem de Granolah como um possível aliado para o restante da história.
Desafios e Crescimento
Enquanto o papel de antagonista se encaixa em Granolah perfeitamente, o motivo pelo qual ele não permaneceu assim por muito tempo é que Dragon Ball tem a tendência de dar a personagens como Granolah uma chance de se tornarem bons. Tienshinhan, Piccolo e, especialmente, Vegeta sabem disso; Granolah não é exceção ao papel de antagonista que se torna bom. No entanto, enquanto Granolah permanece como um caçador de recompensas, é muito provável que ele continue a aparecer no futuro. Como antagonista, Granolah desafiou Goku e Vegeta, pois eles precisavam melhorar e ficar mais fortes para derrotá-lo; Granolah, por sua vez, teve seu ponto de vista desafiado pelos heróis e, finalmente, mudou como resultado. Dragon Ball não é estranho a introduzir grandes vilões, mas, esperançosamente, o exemplo de Granolah como antagonista significa que teremos mais personagens como ele, em vez de como Jiren foi retratado.
Granolah não só trouxe complexidade e profundidade à série, mas também se destacou como um dos melhores antagonistas de Dragon Ball, provando que mesmo os vilões podem ter histórias profundas e transformadoras.
Dragon Ball Super encontra-se em hiato no momento. O anime encerrou em março de 2018 com o fim do Torneio do Poder.
Vale ressaltar, entretanto, que o mangá continua sendo publicado mensalmente com aventuras inéditas.
Atualmente, o mangá de Dragon Ball Super está adaptando o filme Dragon Ball Super: Super Hero, onde Gohan e Piccolo assumem o protagonismo e deixam Goku e Vegeta treinando após estes terem sido derrotados por Black Freeza.
Você pode acompanhar o anime de Dragon Ball Super na íntegra no Crunchyroll, no seu idioma original com legendas em português.