Enquanto as transformações básicas da natureza são facilmente compreendidas em Naruto– transformar a energia do chakra numa forma de algum elemento como água, ou fogo – as transformações Yin e Yang (ou Estilo Sombra e Estilo Luz) são um pouco mais difíceis.
Ambas transformações são baseadas em energias que governam o mundo físico e espiritual e originam no poder do Sábio dos Seis Caminhos da criação de todas as coisas.
A natureza Yin é baseada nas energias mentais que governam a imaginação e são utilizadas para criar uma forma do nada, como os Nara são capazes de controlar sombra – que não tem uma forma própria além do objeto original.
Genjutsus também costumam ter alguma forma de influência da liberação de Yin.
Já a natureza Yang é baseada na energia física que governa a vida e pode ser utilizada em animar algo que já existe, como os Akimichi são capazes de expandir o próprio corpo.
Já a combinação Yin-Yang envolve criar uma forma do nada e dar vida a essa forma, além de ter o poder de anular o efeito de todos os ninjutsus.
Foi com essa liberação que o Sábio dos Seis Caminhos utilizou a Técnica de Criação de Todas as Coisas para criar as Bestas com Cauda, por exemplo, assim como Naruto foi capaz de criar um novo olho para Kakashi durante a Quarta Guerra Mundial Ninja.
Confira também
- Os personagens mais fortes de Naruto e Boruto
- Boruto: Naruto Next Generations – Episódios e Arcos que valem a pena
- Naruto Shippuden – Fillers e episódios canônicos do anime
- Naruto Shippuden – Os 70 personagens principais da história
Naruto Shippuden foi exibido entre os anos de 2007 e 2017, contando a segunda fase do anime. Nela, Naruto retorna após dois anos de treinamento com a missão de combater a Akatsuki e resgatar Sasuke das garras de Orochimaru.
Ao todo, o anime conta com 500 episódios, finalizando a história de Naruto, Sasuke, Sakura e Kakashi e preparando o terreno para a continuação direta da história.
O anime pode ser acompanhado na íntegra no Crunchyroll, juntamente com Naruto clássico e Boruto: Naruto Next Generations, sua continuação direta.