É muito difícil saber o que é canônico e o que não é na franquia Dragon Ball. A franquia possui décadas de vida, e os produtores por trás de Dragon Ball já criaram muito conteúdo para a obra. Desde mangás até jogos, a obra de Akira Toriyama fez de tudo, e isto é um problema para alguns fãs.
Dragon Ball possui um cânon muito extenso, e Toriyama não escreveu uma linha do tempo canônica para ajudar os fãs da franquia. Por isto, os tantos os fãs novatos quanto os fãs de longa data ficam se perguntando se algumas das suas obras favoritas relacionadas a Dragon Ball são consideradas canônicas ou não.
Um dos maiores exemplos disto é Broly, e se sua existência é canônica ou não.
Broly se tornou um personagem muito importante para a franquia Dragon Ball, apesar de alguns fãs não gostarem do personagem. O vilão pode ser mais conhecido por seus músculos, porém o corpo enorme do personagem consegue ficar em segundo plano comparado ao seu lugar controverso entre os fãs. A discussão se Broly poderia fazer parte do cânon de Dragon Ball Z ou não existe a anos, porém a fandom continua a negar a canonidade do Lendário Super Saiyajin, porque Toriyama não o desenhou.
Assim como muitos animes, Dragon Ball e Dragon Ball Z foram adaptados a partir de um mangá preexistente. Toriyama foi a mente por trás da história serializada, e os fãs de Dragon Ball consideram o mangá do autor como a bíblia para tudo que é canônico. Então já que Broly nunca apareceu no mangá, vocês podem entender o dilema da fandom.
Broly é um personagem presente apenas em filmes. Toriyama já disse no passado que não considera os filmes da franquia Dragon Ball canônicos, com exceção de filmes como A Batalha dos Deuses e O Retorno de Freeza. Broly apareceu pela primeira vez em Dragon Ball Z: Broly – O Lendário Super Saiyajin, e por isto, ele não faz parte do cânon de Dragon Ball. Apesar de um personagem muito famoso, Broly ainda precisa aparecer num mangá escrito ou desenhado por Akira Toriyama.
Isto ainda pode acontecer, e não seria a primeira vez que um personagem de Dragon Ball se tornaria canônico após ter sido criado em uma obra não canônica. Por anos, o filme Yo Son Goku foi excluído do cânon da franquia, porém um dos personagens que foi introduzido no filme foi adicionado na linha do tempo oficial de Dragon Ball graças ao filme A Batalha dos Deuses. este filme, que foi escrito por Toriyama, tornou o Saiyajin Tarble canônico, após sua aparição original ter sido em Yo Son Goku.