A habilidade de Titã Fundador é aquela que comanda os outros Titãs, e a terceira temporada de Attack on Titan revelou que esse poder foi inicialmente destinado a ser transmitido através da família real, ou seja, a família Reiss.
Com um flashback focado na vida de Kenny, os fãs foram apresentados a um antigo usuário do Titã Fundador de quem Frieda (e Eren) herdaram seu poder.
Atenção: Spoilers de Attack on Titan a seguir!
Como Kenny estava próximo da morte, ele pensou consigo mesmo sobre sua vida e sua obsessão com o Poder dos Titãs. Depois de não conseguir matar Uri Reiss, Kenny acaba se tornando um aliado dele por causa da compaixão de Uri. Kenny notou os modos não-violentos de Uri e se perguntou como ele conseguiu ser uma pessoa tão boa. Uri parecia se importar com a paz e a humanidade, mas ele nunca usou seu poder para impedir a invasão dos Titãs.
Kenny viu o coração bondoso de Uri e se perguntou se o Poder dos Titãs o deixava compassivo. É por isso que em seu leito de morte ele considerou usar o poder em si mesmo. Mas no final, ele percebeu que, uma vez que Frieda recebia o poder e aprendia as mesmas lições, Kenny chegou à conclusão de que manter esse poder não era a vida que ele queria.
A capacidade do Titã Fundador confirma uma reescrita completa da personalidade do usuário. Frieda agiu depois que recebeu o poder, e foi o mesmo para Uri. Rod Reiss mencionou que Uri havia mudado depois que ele absorveu o poder do Titã Fundador, e os fãs viram isso refletido em Kenny no último episódio.