Categorias: Anime

Afinal, quem foi o pior Hokage de Naruto Shippuden, Tobirama ou Hiruzen?

Considerado o principal líder da Vila da Folha, a função de um Hokage vai muito além de ser somente um ninja poderoso, precisando também manter a paz dentro Konoha, fazer alianças com as outras vilas e principalmente proteger as novas gerações.

Dessa forma, por mais que essa posição seja almejada por muitos, como foi o caso do próprio Naruto, atuar como um Hokage é bem mais difícil do que parece, pois basta uma decisão precipitada para causar uma verdadeira crise que pode resultar no sofrimento de centenas de habitantes. Por isso, uma discussão conhecida no fandom da franquia é sobre quem foi o pior Hokage: Tobirama Senju ou Hiruzen Sarutobi?

Ambos acabaram cometendo atos que reverberaram tanto nos seus respectivos reinados como nos eventos que acompanhamos no anime principal.

Começando pelos mais velhos, Tobirama Senju foi o Segundo Hokage, e tentou manter a mesma prosperidade da Vila alcançada pelo seu irmão, Hashirama Senju. No entanto, a principal falha de Tobirama estava na sua falta de confiança em relação aos Uchiha, o fazendo ter um pensamento extremamente sistemático.

Embora a sua decisão de entregar o controle da Polícia de Konoha para os Uchiha como uma demonstração de confiança possa inicialmente pareça uma boa ideia, essa atitude acabou tornando o clã ainda mais afastado e odiado dentro da Vila. Posteriormente, todo esse ódio seria convertido na tentativa de rebelião Uchiha.

Além disso, Tobirama também foi o responsável por desenvolver diversos jutsus proibidos, incluindo o próprio Edo Tensei, que acabou sendo utilizado por Kabuto na Quarta Guerra Mundial Ninja. Mas nem todo o reinado de Tobirama foi apenas de coisas ruins, já que ele consolidou o sistema de Kages para cada uma das Vilas Ocultas e criou tanto a Academia Ninja como o Exame Chunin.

Indo para Hiruzen Sarutobi, ele foi o Hokage que governou por mais tempo e literalmente morreu defendo Konoha. Seguindo os passos de Tobirama, o Terceiro Hokage também tentou manter a paz na vila, principalmente durante a Terceira Guerra Mundial Ninja, quando acabou fechando um acordo com um pequeno clã conhecido com Tsuchigumo, que possuíam uma poderosa técnica capaz de destruir vilas inteiras. Hiruzen também se preocupava bastante com as novas gerações, tentando transmitir sempre para os jovens ninjas o verdadeiro significado da Vontade do Fogo.

No entanto, foi justamente no reinado de Hiruzen que tivemos um dos atos mais hediondos de todo o anime, o Massacre do Clã Uchiha. Por mais que todo esse ódio tenha começado desde Tobirama, Hiruzen tinha o poder e a influência necessária para impedir que essa tragédia acontecesse, mas em vez disso ele acabou se omitindo e deixando que Danzo resolvesse essa questão, mesmo sabendo as consequências que isso levaria.

Além de muita dor e sofrimento, principalmente para Sasuke e Itachi, essa omissão de Hiruzen acabou reverberando até praticamente o final do anime. Dessa forma, podemos considerar que mesmo com todos os seus sacrifícios, Hiruzen acabou sendo um pior Hokage que Tobirama.

Naruto Shippuden foi exibido entre os anos de 2007 e 2017, contando a segunda fase do anime. Nela, Naruto retorna após dois anos de treinamento com a missão de combater a Akatsuki e resgatar Sasuke das garras de Orochimaru.

O anime pode ser acompanhado na íntegra no Crunchuyroll, juntamente com Naruto clássico e Boruto: Naruto Next Generations, sua continuação direta.

Disqus Comments Loading...

Este website utiliza cookies