Com a chegada de Naruto Shippuden, finalmente fomos introduzidos aos outros países do Mundo Ninja, e com isto também viemos a conhecer os kages das outras vilas. Cada Kage possui várias habilidades únicas, e são extremamente poderosos.
No post de hoje, explicaremos um pouco como funciona a liberação de poeira de Onoki, o Tsuchikage da Vila da Pedra.
A liberação de poeira, ou Jinton em japonês, é a Kekkei Tota de Onoki. Uma Kekkei Tota é uma espécie de Kekkei Genkai mais potente, que ao invés de fundir dois elementos para criar um terceiro, funde três elementos para criar um quarto. O Jinton é o resultado da fusão entre o Fuuton, o Suiton e o Katon.
A liberação de poeira dá ao usuário a capacidade de manipular qualquer coisa a um nível molecular. Não vimos muitas técnicas deste elemento serem utilizadas, mas todas elas faziam essencialmente a mesma coisa: desintegravam tudo que estivesse dentro de sua área a um nível molecular.
Não sabemos de ninguém dentro do Universo Naruto que tenha conseguido sair da área de efeito da técnica, uma vez que tenha sido capturado. Se Sasuke não tivesse recebido ajuda, ele teria morrido instantaneamente em sua luta contra Onoki, durante a Reunião dos Cinco Kages.
Apesar de ser tão devastador, o Jinton obviamente possui algumas fraquezas. A primeira delas é a quantidade de chakra necessária para formar as formas geométricas, uma vez que o Jinton é o resultado da fusão de outros três elementos. A segunda fraqueza está no tempo em que o usuário leva para lançar esta habilidade, dando tempo para os inimigos se prepararem ou fugirem do ataque.
Vimos apenas dois ninjas utilizarem o Jinton durante toda a saga Naruto: O segundo Tsuchikage Mu e seu aprendiz, o terceiro Tsuchikage, Onoki. O Jinton não é uma técnica passada geneticamente, como revelado pelo próprio Onoki. Entretanto, agora que Onoki possui bem mais do que cem anos de idade, existe a chance desta técnica ser extinta, caso o antigo Tsuchikage não a tenha ensinado para outro ninja.