O criador de Naruto, Masashi Kishimoto, parece ter uma criatividade sem fim. Durante toda a saga Naruto, ele teve a ideia de centenas de jutsus diferentes, além de dezenas de Kekkei Genkais únicas.
Com tantas técnicas diferentes assim, é natural que algumas delas fossem menos exploradas do que outras, como é o caso da Liberação da Tempestade, a Kekkei Genkai de Darui.
A Liberação da Tempestade (Ranton, em Japonês) é uma Kekkei Genkai que combina as liberações de água e trovão. Apesar do nome indicar que esta liberação está relacionada com tempestades e afins, isto não é verdade. Esta Kekkei Genkai envolve a manipulação da eletricidade que flui da mesma maneira que a água.
Em outras palavras, a Liberação da Tempestade permite que seu usuário manipule lasers e outras formas de energia similares, ao acumular energia para então dispará-la de forma compressa e condensada, causando um impacto devastador. Infelizmente, esta Kekkei Genkai nunca foi muito explorada, e portanto só conhecemos duas técnicas que utilizam esta liberação.
A primeira delas é o jutsu de assinatura de Darui, o Ranton: Laser Circus. Esta é uma técnica muito versátil que cria um conjunto de raios de energia que podem ser manipulados e alterados de acordo com a vontade de seu usuário. Estes raios de energia podem ser direcionados a um ou mais alvos, sendo útil em basicamente qualquer situação de combate.
A segunda técnica foi usada por Madara enquanto ele foi o Jinchuuriki da Juubi, e se chama Senpo: Ranton Koga (Arte Sábia: Feixe de Luz da Liberação de Tempestade). Este feixe de luz extremamente poderoso é lançado diretamente da boca do usuário, e se move na velocidade da luz, sendo capaz de cortar por basicamente qualquer coisa. Se isto não fosse suficiente, a técnica ainda é imbuída em chakra Eremita, aumentando ainda mais sua potência.
Apesar da Liberação de Tempestade que vimos no anime e mangá de Naruto não ser capaz de controlar nuvens de tempestade, vimos isto acontecer em um filme. No filme Naruto: A Vontade do Fogo, o vilão Hiruko era capaz de manipular nuvens e criar tempestades usando Ranton, mas como este filme não foi escrito por Masashi Kishimoto, ele não é considerado canônico, e portanto, esta habilidade do Ranton é desconsiderada pelos fãs.
É verdade que o Ranton mal tave destaque durante Naruto Shippuden, porém, existe a possibilidade da vermos mais desta liberação em Boruto: Naruto Next Generations, já que Darui continua vivo e está no auge de sua força e outros personagens como o próprio Boruto podem aprender a usar essa técnica no futuro.
Confira também
- Conheça os primeiros 10 personagens a morrer em Naruto
- Este é o motivo pelo qual Minato e Itachi acreditaram por tanto tempo que Obito era na verdade Madara em Naruto
- Afinal, por que Sasori se deixou receber o golpe que o matou em Naruto?
Naruto Shippuden foi exibido entre os anos de 2007 e 2017, contando a segunda fase do anime. Nela, Naruto retorna após dois anos de treinamento com a missão de combater a Akatsuki e resgatar Sasuke das garras de Orochimaru.
Ao todo, o anime conta com 500 episódios, finalizando a história de Naruto, Sasuke, Sakura e Kakashi e preparando o terreno para a continuação direta da história.
O anime pode ser acompanhado na íntegra no Crunchyroll, juntamente com Naruto clássico e Boruto: Naruto Next Generations, sua continuação direta.
No post de hoje, respondemos o motivo da Liberação da Tempestade ser uma das técnicas mais poderosas e subestimadas de Naruto Shippuden.