InícioAnimeEntenda por que o Super Saiyajin 4 não está em Dragon Ball...

Entenda por que o Super Saiyajin 4 não está em Dragon Ball Super

PUBLICIDADE

Dragon Ball, como série, evoluiu muito desde seus primórdios, mas uma transformação icônica que muitos fãs de Dragon Ball GT adoram não foi incluída: o Super Saiyajin 4. A maioria dos fãs considerava que a transformação representava um novo auge, um retorno às raízes saiyajins de brutalidade e um abraço à herança mais selvagem. Afinal, Goku transformou-se em Super Saiyajin 4 para lutar contra Baby, e essa transformação continua popular especialmente em outros spin-offs e jogos de Dragon Ball.

PUBLICIDADE

No entanto, o Super Saiyajin 4 não está em Dragon Ball Super, e é improvável que essa transformação volte. Mas por que isso acontece? Quais seriam as possíveis razões para negar uma transformação tão amada em GT e deixá-la de fora em Super?

Entenda por que o Super Saiyajin 4 não está em Dragon Ball Super
Reprodução: Dragon Ball
PUBLICIDADE

Enquanto a transformação é uma demonstração impressionante de força, ela não foi descoberta até depois dos eventos do final de Z. Ou seja, essa transformação tinha requisitos muito específicos: um saiyajin precisava transformar-se em um Grande Macaco Dourado, conseguir recuperar sua consciência nessa forma e depois condensar esse poder no Super Saiyajin 4. Isso exigia uma lua cheia ou, pelo menos, Ondas Blutz que permitissem a transformação de Goku ou Vegeta em suas formas de Grande Macaco Dourado. Em teoria, essa transformação ainda poderia ser alcançada se Bulma se esforçasse o suficiente.

No entanto, Dragon Ball Super sempre teve um foco multiversal, com a ascensão ao Super Saiyajin Deus e, eventualmente, ao Ultra Instinto, mostrando que Goku e Vegeta alcançariam habilidades verdadeiramente divinas.

Essas habilidades não necessariamente superam a força do Super Saiyajin 4, mas seria um problema tentar incluir material “não canônico” em Dragon Ball Super. Afinal, a transformação funciona de maneira diferente do Ki Divino, do Super Saiyajin Deus e do Ultra Instinto. O Super Saiyajin 4 não tem a mesma familiaridade com os personagens na história, diferente de como foi retratado em GT. Goku e Vegeta não têm pistas ou sequer qualquer indício da existência do Super Saiyajin 4, então não têm razão para descobrir essa habilidade.

Transformações em Excesso

Entenda por que o Super Saiyajin 4 não está em Dragon Ball Super
Reprodução: Dragon Ball

A verdade é que já existem muitas transformações no mundo de Dragon Ball, sem precisar incluir o Super Saiyajin 4. Além disso, o Ki Divino que Goku e Vegeta utilizam é valioso demais para ser substituído ou trocado pelo Super Saiyajin 4.

Considerando que é uma linha evolutiva diferente de transformações para os saiyajins, Goku e Vegeta não têm os meios para descobrir isso por agora, e não têm razão para procurar pistas sobre isso, pois estão focados em treinar com Beerus e Whis para aperfeiçoar suas formas atuais. As transformações variam em poder e utilidade, e enquanto o Super Saiyajin 4 pode ser muito útil no mangá ou no anime, também é muito desgastante para manter o tempo todo, além de Goku e Vegeta precisarem treinar com ela para se tornarem mais eficazes.

PUBLICIDADE

Dragon Ball Super encontra-se em hiato no momento. O anime encerrou em março de 2018 com o fim do Torneio do Poder.

Vale ressaltar, entretanto, que o mangá continua sendo publicado mensalmente com aventuras inéditas.

Atualmente, o mangá de Dragon Ball Super está adaptando o filme Dragon Ball Super: Super Hero, onde Gohan e Piccolo assumem o protagonismo e deixam Goku e Vegeta treinando após estes terem sido derrotados por Black Freeza.

Você pode acompanhar o anime de Dragon Ball Super na íntegra no Crunchyroll, no seu idioma original com legendas em português.

PUBLICIDADE
Valteci Junior
Valteci Juniorhttp://criticalhits.com.br
Me chamo Valteci Junior, sou formado em Jogos Digitais e escrevo sobre jogos e animes desde 2020. Desde pequeno sou apaixonado por jogos, tendo uma grande paixão por Hack and slash, Souls-Like e mais recentemente comecei a amar jogos de turno. Acompanho anime desde criancinha e é um sonho realizado trabalhar com duas das maiores paixões da minha vida.