Quando o Rinnegan foi mostrado pela primeira vez sendo usado por Pain, ele provou ser uma habilidade realmente poderosa e com capacidades além da imaginação. Porém, quando utilizada por Madara e Obito, o Rinnegan não pareceu mais ter a mesma intensidade. Sendo assim, por que Masashi Kishimoto limitou os poderes do Rinnegan em Naruto Shippuden?
A resposta mais simples para esta questão é que caso Madara Uchiha tivesse acesso aos mesmo poderes de Nagato, seria muito mais difícil encontrar uma forma de derrota-lo. Ou seja, podemos dizer que foi pelo bem do plot.
Mas o mais interessante é que Masashi Kishimoto encontrou uma forma muito coerente de justificar essa limitação do Rinnegan dentro do enredo. Segundo o que vimos em Naruto Shippuden, Nagato destacava-se dos demais usuários do Rinnegan em Naruto Shippuden unicamente por que teve mais tempo de contato com o dojutsu, e portanto, maior domínio sobre suas verdadeiras habilidades.
Já Madara e Obito Uchiha, por mais habilidosos que fossem, não tiveram a mesma oportunidade de explorar todo o potencial do Rinnegan. Dessa forma, podemos até dizer que caso Madara tivesse tido a oportunidade de passar mais tempo se acostumando com o Rinnegan, ele provavelmente seria um oponente imbatível.
Naruto Shippuden foi exibido entre os anos de 2007 e 2017 e contando a segunda fase do anime. Nela, Naruto retorna após dois anos de treinamento com a missão de combater a Akatsuki e então resgatar Sasuke das garras de Orochimaru.
Ao todo, o anime tem 500 episódios (incluindo os fillers de Naruto Shippuden), e finaliza a história de Naruto, Sasuke, Sakura e Kakashi. Além disso, o anime prepara o terreno para a continuação direta da história.
Você pode acompanhar Naruto na íntegra no Crunchyroll. Além dele, o serviço conta com com Naruto clássico e Boruto: Naruto Next Generations, sua continuação direta. Já o mangá de Naruto é publicado no Brasil pela Panini.