Sendo o protagonista de uma obra que leva o seu nome, não é segredo para ninguém que Naruto é bem overpower. Mesmo comparada a Sasuke que na teoria seria o único que iguala os seus poderes, as proezas de chakra de Naruto consegue ainda ser muito absurdas.
No entanto, diferente de Sasuke e até de outros ninjas até mais fracos, Naruto geralmente costuma se focar apenas em variações de um mesmo conjunto de jutsus. Pegando apenas o Rasengan como exemplo, Naruto apresenta mais de 20 variações desse ninjutsu, indo desde versões com uma quantidade ainda maior de chakra como o Oodama Rasengan até versões aprimoradas que mudam grande parte das suas características, como é o caso do Rasenshuriken.
Mas você sabe o real motivo de Naruto se manter sempre fiel a esse mesmo conjunto de habilidades?
Basicamente a resposta mais simples é que ele não precisa aprender outros jutsus.
Se pegarmos o salto temporal que ocorreu entre a série clássica e o Shippuden, Naruto realmente não aprendeu muitas habilidades novas no seu treinamento com Jiraiya, se focando principalmente em aprimorar ainda mais o Rasengan e os Clones da Sombra.
Isso ocorreu porque o desenvolvimento de Naruto não foi igual ao de outros ninjas, já que pra se tornar mais forte ele não precisa necessariamente aprender novas técnicas, mas sim controlar o chakra instável de Kurama dentro de si – que sempre atrapalhou o seu controle de chakra desde pequeno – para então aprimorar os jutsus que ele já conhecia.
Posteriormente, quando finalmente conseguiu se aliar a Kurama e alcançou o Modo Sábio, o protagonista começou a criar inúmeras variações de suas técnicas de assinatura, cada uma delas sendo mais poderosa que a outra.
Por fim, a forma que Naruto escolheu evoluir como ninja foi focar nas poucas técnicas que ele sabia e aprimorá-las ao extremo ao invés de tentar aprender novas técnicas. No final do Shippuden, o arsenal de jutsus do protagonista era enorme, com grande parte destas técnicas sendo apenas variações do Rasengan.
Confira também
- Os personagens mais fortes de Naruto e Boruto
- Boruto: Naruto Next Generations – Episódios e Arcos que valem a pena
- Naruto Shippuden – Fillers e episódios canônicos do anime
- Naruto Shippuden – Os 70 personagens principais da história
Naruto Shippuden foi exibido entre os anos de 2007 e 2017, contando a segunda fase do anime. Nela, Naruto retorna após dois anos de treinamento com a missão de combater a Akatsuki e resgatar Sasuke das garras de Orochimaru.
Ao todo, o anime conta com 500 episódios, finalizando a história de Naruto, Sasuke, Sakura e Kakashi e preparando o terreno para a continuação direta da história.
O anime pode ser acompanhado na íntegra no Crunchyroll, juntamente com Naruto clássico e Boruto: Naruto Next Generations, sua continuação direta.