Toda vez que alguém morre em Dragon Ball, todo mundo fica esperando uma possível ressurreição causada por um desejo às Esferas do Dragão. Mas se é assim, por que Goku nunca usou as Esferas do Dragão para ressuscitar seu avô Son Gohan?
Para quem não lembra, Son Gohan foi o avô adotivo que criou Goku logo que ele caiu na Terra. Goku, que tinha como missão destruiu o planeta, acabou batendo a cabeça e esquecendo o tudo. Além disso, foi graças à Son Gohan que Goku tornou-se tão dócil com todo mundo.
Segundo as regras das Esferas do Dragão, só existe uma condição para que uma pessoa seja ressuscitada: ela não pode ter morrido de causas naturais. Mas isso não se aplica à Son Gohan, já que ele morreu pelas mãos do próprio Goku após ele perder o controle numa noite de lua cheia e transformar-se em um Oozaru gigante.
Mas então o que aconteceu?
Durante a fase clássica de Dragon Ball, Goku reencontra seu avô em um torneio de artes marciais organizado pela Vovó Uranai. Lá ele fica sabendo que seu avô está muito feliz e contente no mundo dos mortos, e que ele também esta feliz por ver que Goku cresceu tanto.
Ou seja, o próprio Son Gohan não tinha desejo nenhum de ser ressuscitado, algo que Goku respeitou.
Vale lembrar que mais tarde, Goku também preferiu não ser ressuscitado após sacrificar-se na luta contra Cell, e deixou o posto de guardião da Terra nas mãos de seu filho Gohan – batizado justamente em homenagem ao avô.
Confira também:
- Entenda por que Sasuke não utilizou seu Rinnegan para reviver Itachi, Neji e outros no final de Naruto Shippuden
- Veja toda a evolução do Gohan ao longo de Dragon Ball
- Dragon Ball Super 75 coloca as esferas do dragão em perigo
Dragon Ball Super encontra-se em hiato no momento. O anime encerrou em março de 2018 com o fim do Torneio do Poder.
Vale ressaltar, entretanto, que o mangá continua sendo publicado mensalmente com aventuras inéditas.
Nesta nova fase, Goku e Vegeta estão diante de um novo desafio: Granolah, o sobrevivente. Este personagem sofreu na mão dos Saiyajins a mando de Freeza no passado, e agora busca vingança.
Você pode acompanhar o anime de Dragon Ball Super na íntegra no Crunchyroll, no seu idioma original com legendas em português.