Steins Gate é aclamado por muitos como o melhor anime de ficção cientifica, e existe um bom motivo para isso, já que a viagem no tempo implementada na história é simplesmente perfeita.
Entenda por que a viagem no tempo de Steins Gate é simplesmente perfeita
A ideia de escrever uma história usando teorias reais sobre o assunto pode parecer esmagadora no início, e certamente aconteceu em Steins Gate. Quando o jogador recebe uma grande quantidade de informações sobre teorias de viagem no tempo e conhecimentos básicos de física em buracos negros, buracos de minhoca e assim por diante, pode ser difícil de processar.
A adaptação em anime, por outro lado, fez um ótimo trabalho digerindo e exibindo-o com um andamento muito melhor. Mas o que realmente faz funcionar é a atitude de Rintaro e como ele muda de apenas tentar ajudar seus amigos com seus desejos para tentar consertar todas as consequências, sob ameaça de morte ou prisão. Tudo isso levando em consideração teorias estendidas sobre os possíveis resultados da viagem no tempo.
Eles não jogam todas essas informações independentemente do que isso faz na história, eles escrevem toda a história sobre isso de uma forma que ainda podem usar o desenvolvimento e os relacionamentos mais típicos dos personagens. O que começa por ser uma ficção científica chocantemente detalhada acaba por ser uma comédia romântica, um thriller e a velha história da amizade e do trabalho em conjunto, tudo ao mesmo tempo. Além disso, incorporar temas da vida real ao seu mundo, como a menção de John Titor ou o malvado SERN, claramente baseado no CERN, cria um ambiente mais relacionável, diferente da ficção científica tradicional ou mesmo de alguns animes.
Embora, para ser justo, o Future Gadget No. 8, o PhoneWave (Nome sujeito a alteração), aquele usado para os D-mails, é muito mais fundamentado ou realista (se essa palavra se aplicar neste caso) do que a Máquina de salto no tempo ou a própria máquina do tempo, ambas aparentemente impossíveis e mais próximas da narrativa de ficção científica. Ainda assim, as mesmas regras são válidas e se aplicam a eles, e no momento em que são apresentados a imagem do show mudou completamente e se transformou naquela mistura de gêneros que o torna tão único.
Um paradoxo do loop temporal no final completa um uso idílico da viagem no tempo como uma ferramenta narrativa e dá um fechamento que alguns consideram um favor aos fãs. Independentemente disso, Steins;Gate coloca o estudo do tempo no centro da trama, em vez de usar a viagem no tempo como um mero utensílio para passar de uma coisa para outra, eles escreveram uma história para ela, e uma soberba, e é isso que o diferencia de outras mídias que usaram esse artificio.
Confira também:
- One Piece – Todas as Sagas, Arcos e Episódios do anime
- Os 70 personagens mais importantes de One Piece
- One Piece – Todos os filmes já lançados
- Os 5 usuários mais fortes de Haki da observação em One Piece
- Teoria de One Piece sugere que a ilha dos homens peixe será destruída por um Serafim do Luffy