Ochaco Uraraka (Nome de Herói: Uravity | Poder: Gravidade Zero) é uma das personagens principais em My Hero Academia, cujas razões para se tornar uma heroína talvez não sejam tão nobres e altruístas como se esperaria de uma jovem aspirante a herói; no entanto, em momentos de perigo, Uraraka provou ser fundamental para o sucesso, salvando a vida de inúmeras pessoas através do uso e aprimoramento de seu Poder Gravidade Zero. Como era de se esperar, o Poder não é sem fraquezas ou desvantagens, e superficialmente tem pouca aplicação quando se trata de ataque e defesa; sem mencionar a subutilização geral das personagens femininas na série, que levou Ochaco a ser deixada de lado várias vezes.
No entanto, a saga Final War de My Hero Academia viu vários jovens heróis despertarem seus Poderes, incluindo Ochaco. Então, como funciona realmente o Poder Gravidade Zero de Uravity?
O Poder
O Poder Gravidade Zero de Ochaco é essencialmente uma habilidade que permite que ela anule os efeitos da força gravitacional da Terra em um objeto de sua escolha. Embora ela tenha nascido com esse Poder, sua eficácia depende de seu treinamento diligente para melhorar seu alcance e superar suas desvantagens. A técnica é poderosa, mas deixa Ochaco enjoada, e só funciona quando ela toca o alvo enquanto prende a respiração. Apesar das imensas possibilidades ofensivas desse tipo de Poder, Ochaco opta por não usá-lo de forma ofensiva, mas sim aperfeiçoar seu controle sobre o Poder para ser mais eficaz em salvar aqueles em perigo. No início da saga War Arc, Uravity tem um limite de peso de 3 toneladas quando se trata do Poder Gravidade Zero, o que ainda o torna incrivelmente poderoso, mas com limites claros. Durante a saga Final War, uma batalha climática entre Ochaco e Himiko Toga (Poder: Transformação) leva ao despertar do Poder Gravidade Zero além de seus limites iniciais.
Ochaco vs Himiko
As semelhanças entre Ochaco e Himiko têm sido evidentes desde a introdução desta última na segunda temporada do anime, e à medida que aprendemos mais sobre Himiko, a batalha conceitual que ela representa fica mais clara. Com seus maneirismos perturbadores, presas e um Poder que requer que ela consuma o sangue de um alvo para se transformar nesse alvo, Himiko se encaixa no arquétipo Yandere, com seu Poder sendo uma manifestação de seu senso de admiração e maravilha pela beleza do mundo. Ela chama isso de “amor” e, de maneira distorcida, seu consumo e subsequente transformação são uma tentativa de se tornar aquilo que ela ama. Seu “amor” se manifesta em atos de violência que causam sangramento, o que é, para ela, um amor supremo. Durante o mini-arco My Villain Academia, Himiko usa o Poder de Ochaco contra o Exército de Libertação Meta-Humana, exibindo seu potencial assustador ao suspender inimigos no ar antes de deixá-los cair para a morte, sem tocá-los.
De qualquer forma, Himiko supostamente tem sentimentos de afeição por Ochaco também, e isso é a chave para sua derrota. Durante a batalha, Himiko se abre sobre seu passado e suas razões para se juntar à Liga dos Vilões, vendo-a como o único lugar onde ela pertence sem julgamento. A aceitação de Ochaco por Himiko e suas circunstâncias, bem como o desejo de salvá-la, desencadeiam o despertar do Poder Gravidade Zero, que agora não requer mais que Ochaco toque seu alvo, nem tem um limite de peso de 3 toneladas. Ela usa sua nova aplicação do Poder para criar clones dos alvos que Himiko convocou usando o Poder de Twice, Double; clones que aterrorizavam completamente os heróis no campo de batalha e não podiam ser derrotados por um único herói até que Ochaco despertou. Com suas novas habilidades, Ochaco se torna uma das personagens mais fortes da série.
Aplicações
Ao ser capaz de anular a gravidade de um objeto, Ochaco também pode manipular o objeto de maneira semelhante à telecinese. Ela usa destroços e entulhos como projéteis, alterando seu curso e trajetória, ou usando objetos pesados para atacar. Em algum momento, Ochaco também aprende a anular temporariamente a gravidade de um objeto com o qual está em contato direto e, em seguida, restaurar a gravidade em um ponto crítico para causar danos significativos. Após seu estágio com Gunhead, Ochaco é vista usando seu Poder Gravidade Zero em conjunto com artes marciais para derrubar um inimigo no chão depois de tê-lo jogado sobre o ombro, criando um ataque de reversão impressionante. Essa aplicação é conhecida como Gravity Plus. Assim como o Judô, as Artes Marciais de Gunhead dependem de golpes de submissão, bloqueios e combates de curta distância, bem como desarmamento rápido de um oponente – algo especialmente necessário em uma batalha contra Himiko Toga.
Confira também:
- One Piece – Todas as Sagas, Arcos e Episódios do anime
- Os 70 personagens mais importantes de One Piece
- One Piece – Todos os filmes já lançados