Em Tower of God, a torre é uma colossal e misteriosa estrutura central para a história, repleta de desafios, criaturas sobrenaturais e uma hierarquia complexa. Com pelo menos 135 andares confirmados, cada um do tamanho de um continente, a torre é o cenário onde personagens lutam por poder, prestígio e a chance de ver as estrelas.
As três seções principais da torre
A Torre é dividida em três áreas principais, cada uma com funções e populações distintas:
- Torre Interna (Inner Tower): Onde a ação acontece. É um ambiente vertical controlado pelo shinsu (uma forma de energia vital), onde os Regulares (indivíduos escolhidos para escalar a torre) enfrentam testes para subir de andar.
- Torre Externa (Outer Tower): Lar da população geral da torre. Diferente da Torre Interna, a Torre Externa é uma vasta área residencial, com cada andar funcionando como um mundo próprio, variando em clima, cultura e sociedade.
- Área Intermediária (Middle Area): Serve de ponte entre a Torre Interna e Externa. É um local onde Regulares, Rankers (indivíduos que completaram os testes da Torre) e outros habitantes se encontram, facilitando o comércio e a viagem entre os andares.
Torre Interna: Um teste de poder e estratégia
A Torre Interna é o local onde os Regulares, escolhidos por Headon (o Guardião do primeiro andar), enfrentam desafios para ascender. Cada andar é governado por um High Ranker com a permissão do Guardião do andar, e esses testes não envolvem apenas força física, mas também inteligência, estratégia e trabalho em equipe.
O shinsu, que permeia toda a torre, é um elemento fundamental. Ele é usado tanto para combater quanto para sustentar a vida dentro da torre. Apenas aqueles que formam um contrato com os Guardiões podem manipular o shinsu de maneira eficiente, o que torna os testes ainda mais desafiadores.
Um dos andares mais notáveis é o 43º andar, onde o Guardião foi morto por Enryu, tornando-o um local sem governante e extremamente perigoso. Isso demonstra a imprevisibilidade e os perigos escondidos na estrutura da torre.
Torre Externa: Um mundo à parte
A Torre Externa abriga a maior parte da população da torre. Com culturas e ambientes que variam enormemente de andar para andar, cada andar opera como um mundo próprio, muitas vezes isolado dos eventos que ocorrem nos andares superiores ou na Torre Interna. Embora seja menos perigosa que a Torre Interna, a Torre Externa tem suas próprias regras e hierarquias sociais, com diferentes governos e estruturas sociais.
Os habitantes da Torre Externa têm vidas longas, com expectativa de vida de 200 a 600 anos, dependendo de seu status e experiências com a tentativa de escalar a Torre. Isso cria uma sociedade onde muitos vivem sem estar diretamente envolvidos na luta pelo topo, mas ainda assim enfrentam desafios.
Área Intermediária: O coração do comércio e interação
A Área Intermediária serve como um ponto de encontro entre os habitantes da Torre Interna e Externa. É menor que a Torre Externa e mais desenvolvida, sendo um centro de comércio, política e vida social. Aqui, muitos Regulares que desistiram de escalar a Torre se estabelecem, vivendo em condições melhores que na Torre Externa, mas ainda longe do status dos Rankers.
A complexidade da Área Intermediária, com suas ruas labirínticas, faz com que apenas aqueles com habilidades especiais, como os Guias, possam navegar por ela de forma eficiente.
Guardiões e Regentes: Os comandantes dos andares
Cada andar da Torre é controlado por dois poderes: o Guardião e o Regente. O Guardião controla o fluxo de shinsu no andar e, sem sua presença, o andar não pode ser governado ou ter o shinsu manipulado adequadamente. O Regente, por sua vez, é um High Ranker nomeado para administrar os testes e a organização do andar, garantindo que os desafios dos Regulares sigam as diretrizes da Torre.
Shinsu: A essência da Torre
O shinsu é o elemento vital da Torre, substituindo oxigênio e água como necessidade básica. Ele pode ser controlado e manipulado por aqueles que formam contratos com os Guardiões, concedendo poderes extraordinários e aumentando a expectativa de vida dos residentes da Torre. No entanto, o uso excessivo de shinsu também pode trazer complicações, como doenças.
O topo inatingível: 134 andares e contando
Apesar de sua imensa extensão, ninguém conseguiu conquistar toda a Torre. O império de Zahard controla até o 134º andar, mas o 135º permanece um mistério, com seu Guardião sendo particularmente hostil. Reza a lenda que aqueles que chegarem ao topo verão as estrelas, um conceito intrigante, dado que todos os céus da Torre são artificiais, criados pelo shinsu.
A estrutura da Torre em Tower of God é uma metáfora da complexidade do mundo que ela representa, cheia de perigos, recompensas e mistérios. A ascensão pela Torre é não apenas um teste de força, mas também de estratégia e adaptação ao cenário político e social que a permeia.