Durante a sessão de perguntas e respostas da SBS 112, Eiichiro Oda finalmente revelou de onde veio a inspiração para o nome de Scopper Gaban, um dos membros mais misteriosos da tripulação de Gol D. Roger em One Piece. Apesar de muitos fãs acreditarem que o nome fosse uma referência direta ao famoso tokusatsu Space Sheriff Gavan, a verdade é bem diferente — e surpreendentemente elegante.
A origem do nome Gaban em One Piece
Ao ser questionado por um fã se o nome Gaban vinha do herói japonês Gavan, personagem muito popular entre quem cresceu assistindo séries tokusatsu, Oda respondeu:
“Muita gente já me perguntou isso, mas minha intenção foi outra. Sempre fui apaixonado por filmes antigos, e às vezes empresto nomes de atores do passado. No caso do Gaban, me inspirei em um ator francês antigo e estiloso chamado Jean Gabin.”
Ou seja, o nome Scopper Gaban é, na verdade, uma homenagem a Jean Gabin, astro do cinema francês nas décadas de 1930 a 1950, conhecido por sua postura imponente e ar de durão — o que combina perfeitamente com a figura reservada e imponente de Gaban no universo de One Piece.
Confira também:
- One Piece – Todas as Sagas, Arcos e Episódios do anime
- Os 70 personagens mais importantes de One Piece
- One Piece – Todos os filmes já lançados
- Todas as lutas de One Piece
One Piece conta a história de Monkey D. Luffy, um jovem com poderes de borracha cujo sonho é tornar-se o Rei dos Piratas, e da tripulação deles, os Piratas do Chapéu de Palha.
Ao todo, o anime conta com mais de 1000 capítulos, e ainda é exibido no Japão, sendo uma das séries mais populares de todos os tempos.
De longe, uma das melhores características deste anime são as Sagas de One Piece, que constantemente puxam elementos introduzidos centenas de capítulos para trás e mostram como essa é uma história ambiciosa e bem pensada.
Atualmente, o anime está partindo para o arco de Egghead, após a conclusão de Wano e Luffy finalmente tornar-se um dos quatro Yonkou após vencer Kaidou em um combate épico.
A história de Luffy e seus amigos pode ser acompanhada na íntegra no Crunchyroll, em japonês com legendas em português ou na Netflix com as primeiras grandes sagas dubladas.