Dragon Ball Z apareceu nas telas de TV do Japão em 26 de Abril de 1989, fazendo com que a série comemore 30 anos ainda este mês.
Várias pessoas assistiram o original, ou algum relançamento através das redes de TV fechadas ou abertas, ou ainda a versão Kai que tem filler reduzido e é mais fiel aos mangás.
Em comemoração aos 30 anos da série, a Funimation pretende lançar a série em DVD e Blu-Ray numa edição especial para colecionadores no aspecto original 4:3.
Mas um grupo de fãs começou a protestar quando amostras da versão remasterizada foram mostradas e apresentavam edições digitais não compatíveis com a versão original.
A Funimation, em um post que não está acessível no Brasil, se explicou em um pronunciamento oficial.
“Nós temos os materiais de toda a série Dragon Ball Z do início ao fim, como uma transferência de como eles existiam em filme. Nossos lançamentos anteriores para Blu-ray de Dragon Ball Z estavam recortados em 16:9 para acompanhar os padrões modernos que evoluíram durante os anos conforme telas widescreen foram mais adotadas, mas para esse projeto em particular, nós queríamos lançar a série em 4:3 para os fãs mais hardcores de DBZ que gostariam de experimentar a série com maior integridade,” diz o pronunciamento.
“Sobre a imagem em si, houve uma redução digital de ruído para limpar alguns granulados dos filmes originais, o que achamos mandatório para esse lançamento baseado nos diferentes níveis de reações dos fãs em lançamentos anteriores de DBZ com diferentes níveis de redução de ruído ao longo dos anos.”
E agora sobrou para os fãs decidirem se vale a pena ou não pegar essa edição especial e se era exatamente isso que eles queriam.
Fãs hardcore de qualquer franquia costumam ser exigentes quanto ao tratamento dado pelas distribuidoras de conteúdo, mas com um preço acessível e com o aspecto de vídeo igual ao original, essa nova versão para colecionadores tem tudo para conquistar nossos corações.