Embora o Super Saiyajin 3 tenha sido introduzido como o próximo nível de evolução de um Saiyajin, essa definitivamente não é uma das transformações mais usadas ao longo da franquia Dragon Ball.
O motivo para isso é que com a introdução do Super Saiyajin Deus, Super Saiyajin Azul, Instinto Superior e até mesmo o Ultra Ego, Goku e Vegeta passaram a ter acesso a formas com níveis de poder variado e que conservam bem melhor a energia.
Mesmo que o Super Saiyajin 3 seja realmente muito poderoso, o principal ponto fraco dessa forma é que ela consome muita energia rapidamente, a tornando menos eficaz em combates contra inimigos mais resistentes.
Isso fica bem evidente já na primeira vez que Goku alcança essa forma na luta contra Boo. Posteriormente, já durante os eventos do Torneio do Poder em Dragon Ball Super, Goku usa novamente o Super Saiyajin 3 por um breve período de tempo contra Caulifla e Kale, mas logo voltar para o Super Saiyajin 2 por conta do gasto de energia.
Sobre Dragon Ball
Dragon Ball Super encontra-se em hiato no momento. O anime encerrou em março de 2018 com o fim do Torneio do Poder.
Vale ressaltar, entretanto, que o mangá continua sendo publicado mensalmente com aventuras inéditas.
Atualmente, o mangá de Dragon Ball Super está adaptando o filme Dragon Ball Super: Super Hero, onde Gohan e Piccolo assumem o protagonismo e deixam Goku e Vegeta treinando após estes terem sido derrotados por Black Freeza.
Você pode acompanhar o anime de Dragon Ball Super na íntegra no Crunchyroll, no seu idioma original com legendas em português.
Já o mangá de Dragon Ball Super é publicado pela Panini no Brasil, e você pode comprá-lo aqui.