InícioAnimeDragon Ball Daima é a sua própria versão da franquia de Star...

Dragon Ball Daima é a sua própria versão da franquia de Star Wars com novo personagem misterioso

PUBLICIDADE

A chegada de Dragon Ball Daima ao Reino dos Demônios trouxe à série uma sensação completamente diferente das que vieram antes, quase evocando uma atmosfera similar à de Star Wars, especialmente com a introdução de um novo personagem misterioso, Glorio.

PUBLICIDADE

Depois de alguns episódios iniciais, Dragon Ball Daima mergulha de cabeça na trama com Goku explorando o Reino dos Demônios pela primeira vez. Embora alguns elementos do Reino dos Demônios pareçam vagamente familiares, este espaço alienígena é verdadeiramente único, com características bizarras como vulcões flutuantes e um enorme poço que antigamente permitia a transferência entre mundos. Essa nova localização é diferente de qualquer outra que Goku e seus amigos já visitaram, mas, curiosamente, pode parecer familiar para os espectadores, pois remete ao gênero popular do Space Western.

Dragon Ball Daima adota os tropos do Space Western

Dragon Ball Daima é a sua própria versão da franquia de Star Wars com novo personagem misterioso

PUBLICIDADE

O ambiente alienígena do Reino dos Demônios faz Goku se sentir deslocado

Embora o Reino dos Demônios não esteja literalmente no espaço, Goku, Glorio e o Supremo Kai precisaram viajar pelo espaço para chegar até lá. Este é, fundamentalmente, um mundo alienígena para Goku. O episódio utiliza muitos dos tropos clássicos do gênero Space Western — o ambiente rochoso e desértico do Reino dos Demônios, cheio de ilhas flutuantes, lembra muito os cenários de faroeste em planetas distantes. A cidade onde eles aterrissam também tem uma vibe de faroeste, completa com um bar cheio de figuras suspeitas, prontas para brigar com qualquer estranho.

O bar, em si, remete à famosa cena da cantina de Tatooine em Star Wars, cheio de personagens estranhos, nenhum dos quais se parece com o outro. Glorio, como o piloto do grupo e o mais experiente da equipe, se encaixa perfeitamente no papel de uma versão de Han Solo. Ele é reservado em relação ao seu trabalho, assim como Han, e logo mostra na cena do bar que não é alguém com quem se deve mexer. Embora Goku tenha feito a maior parte da luta, os esforços de Glorio deixaram claro que ele já passou por muitas situações perigosas.

Assim como um jovem Luke Skywalker, Goku é o jovem entusiasmado que ainda não conhece bem seu parceiro mais experiente. Neste cenário, o Supremo Kai assume o papel de Obi-Wan — alguém sábio e velho, que sabe mais sobre esse mundo do que aparenta e que pretende guiar o jovem Goku em sua jornada.

A mudança de gênero em Dragon Ball Daima é um sopro de ar fresco

Dragon Ball Daima é a sua própria versão da franquia de Star Wars com novo personagem misterioso

Essa mudança oferece uma nova perspectiva para Dragon Ball Glorio bebe uma bebida aparentemente alcoólica no bar do Reino dos Demônios.

PUBLICIDADE

Adotar tropos do gênero Space Western em geral, e de Star Wars em particular, ajudou Daima a estabelecer rapidamente uma identidade única. O clássico Space Western envolve muita exploração e aventura, e Daima está cheio desses elementos. Ter um cenário alienígena que é, ao mesmo tempo, familiar e desconhecido é uma marca registrada do gênero, e colocar um personagem como Goku, especialmente um Goku criança, nessa situação garante que o público compartilhe do mesmo senso de maravilha e curiosidade.

Goku se torna o personagem que serve como ponto de vista para o público, experimentando esse novo mundo junto com eles. Até mesmo o uso de uma nave para viajar reforça essa sensação de Space Western, já que viagens por veículos são extremamente raras em Dragon Ball. Essa sensação provavelmente será ainda mais acentuada à medida que Goku e seu grupo viajarem entre os três mundos do Reino dos Demônios, cada um com suas características únicas e, possivelmente, até com culturas próprias. Goku provavelmente encontrará uma variedade de seres estranhos em sua jornada, assim como os alienígenas em um Space Western.

Incorporar elementos de um gênero relacionado faz muito sentido, especialmente porque Dragon Ball já tem elementos de ficção científica desde a chegada dos Saiyajins em Dragon Ball Z. Isso parece uma inclusão muito natural e ajuda a enfatizar que Daima é uma série focada tanto na aventura quanto na ação. Assim como Han Solo, os mistérios que cercam Glorio provavelmente serão desvendados conforme a história avança, explicando porque ele é do jeito que é. Dragon Ball Daima abraçou seus novos elementos de gênero sem hesitação, o que resultou em uma série distintiva, mesmo com poucos episódios exibidos.

PUBLICIDADE

Dragon Ball Super encontra-se em hiato no momento. O anime encerrou em março de 2018 com o fim do Torneio do Poder.

Vale ressaltar, entretanto, que o mangá continua sendo publicado mensalmente com aventuras inéditas.

Atualmente, o mangá de Dragon Ball Super está adaptando o filme Dragon Ball Super: Super Hero, onde Gohan e Piccolo assumem o protagonismo e deixam Goku e Vegeta treinando após estes terem sido derrotados por Black Freeza.

Você pode acompanhar o anime de Dragon Ball Super na íntegra no Crunchyroll, no seu idioma original com legendas em português.

PUBLICIDADE
Valteci Junior
Valteci Juniorhttp://criticalhits.com.br
Me chamo Valteci Junior, sou Editor-chefe do Critical Hits, formado em Jogos Digitais e escrevo sobre jogos e animes desde 2020. Desde pequeno sou apaixonado por jogos, tendo uma grande paixão por Hack and slash, Souls-Like e mais recentemente comecei a amar jogos de turno e JRPG de forma geral. Acompanho anime desde criancinha e é um sonho realizado trabalhar com duas das maiores paixões da minha vida.