InícioAnimeTodos os dragões eternos de Dragon Ball

Todos os dragões eternos de Dragon Ball

PUBLICIDADE

Ao longo de toda a história de Dragon Ball, uma presença constante e em constante evolução na trama são os Dragões Eternos. Os Dragões Eternos são conhecidos por conceder desejos àqueles que buscam e coletam todas as sete Esferas do Dragão, antes de convocar as gigantescas criaturas e receber suas recompensas.

PUBLICIDADE

Confira todos os Dragões Eternos de Dragon Ball

Com o tempo, Dragon Ball e suas muitas continuidades receberam mais Dragões Eternos com poderes ainda maiores, permitindo que personagens retornem à vida, mesmo que tenham sido revividos uma vez antes. Cada dragão possui sua própria estética, mantendo a aura de um Dragão Eterno, mas apresentando algumas diferenças que os destacam uns dos outros.

Nesta lista, cada Dragão Eterno ganhará destaque e terá um pouco de história por trás de sua presença na história de Dragon Ball. Focando especificamente no mangá e no anime de Dragon Ball, isso exclui exemplos como Mr. Poko Poko, um Dragão Eterno que aparece no jogo Dragon Ball Online. Concentrando-se nas histórias de Dragon Ball, Dragon Ball Z, Dragon Ball GT e Dragon Ball Super, aqui estão os sete Dragões Eternos da série e o que os torna especiais.

PUBLICIDADE

Shenlong Original (Dragon Ball)

Todos os dragões eternos de Dragon Ball
Reprodução: Dragon Ball

A primeira aparição de Shenlong Original ocorre quando o Imperador Pilaf e seus assistentes reúnem todas as sete Esferas do Dragão e o convocam para fazer seu desejo. Com a aspiração de dominar o planeta, seu desejo é interrompido por Oolong, que entra na cena e grita seu desejo de obter a cueca mais confortável, que Shenlong concede. Ao desaparecer da cena, as sete Esferas do Dragão se espalham pelo planeta, construindo a narrativa de um personagem que as busca novamente para fazer seu desejo.

Shenlong também não é imortal, como evidenciado por sua morte nas mãos do Rei Piccolo. Depois de fazer seu desejo de voltar à forma jovem, o Rei Piccolo consegue matar Shenlong antes que ele desapareça. Embora ele seja eventualmente revivido por Kami, a ideia de uma criatura divina sendo destruída é um momento que os fãs de Dragon Ball não esquecerão.

Ao aparecer como uma figura neutra, Shenlong é cortês e educado com aqueles que o convocam e concede um desejo ao convocador. Seja para boas ou más intenções, desde que esteja ao seu alcance, Shenlong o concederá. Shenlong não pode conceder o mesmo desejo duas vezes ao mesmo convocador, nem pode matar alguém além do limite de poder daqueles que esperam ter seu desejo concedido. Com apenas um desejo em mãos, aqueles que chamam Shenlong terão uma decisão difícil a tomar.

Porunga (Dragon Ball Z)

Todos os dragões eternos de Dragon Ball
Reprodução: Dragon Ball

Porunga é o Dragão Eterno de Namekusei e se apresenta como um personagem bastante intimidante. Ele tem uma aparência mais musculosa, inflando seu peito largo e flexionando os bíceps grandes, e parece um dragão dominador. Como Shenlong, Porunga é bondoso e justo, embora tenha senso de humor e possa ser impaciente às vezes.

PUBLICIDADE

Ele também tem a capacidade de conceder três desejos, o que é dois a mais em comparação com os poderes de Shenlong. Enquanto estava em Namekusei, ele diz sarcasticamente a Gohan e Krillin para desejar nada três vezes, para que ele possa partir quando a dupla demora muito para pensar em seus desejos.

Ele demonstra suas boas intenções quando salva Yamcha, Tien Shinhan e Chiaotzu do tempo que teriam gasto percorrendo a Serpente Caminho novamente, trazendo-os de volta diretamente para a Terra quando são ressuscitados. Ele também mostra um toque de constrangimento quando Bulma diz que ele é meio fofo.

Porunga também morre durante sua primeira aparição em Dragon Ball Z, enquanto estava no processo de conceder seu terceiro desejo. Depois de reviver Piccolo e depois transportá-lo para Namekusei, Vegeta exige que o terceiro desejo seja usado nele para se tornar imortal. Quando Porunga está prestes a conceder o desejo, ele para bruscamente e vira pedra, marcando o fim de sua mortalidade.

PUBLICIDADE

Isso se deve à morte de Guru, que está diretamente ligada à expectativa de vida de Porunga. Ele eventualmente retorna à sua forma quando o desejo de Shenlong é usado para trazer de volta à vida todos que foram mortos pela Força Freeza, o que inclui Guru.

Shenlong Supremo (Dragon Ball GT)

Todos os dragões eternos de Dragon Ball
Reprodução: Dragon Ball

À primeira vista, Shenlong Supremo parece ser a versão vermelha do Shenlong original, mas as diferenças não param por aí. Embalado com uma abordagem sinistra, sua aparição em Dragon Ball GT vem com um sentido iminente de perigo quando suas regras são declaradas. Shenlong Supremo pode conceder qualquer desejo ao convocador, sem limitação, mas uma vez que as Esferas do Dragão Estrela Negra são espalhadas por toda a galáxia, elas devem ser recuperadas dentro de um ano do desejo.

PUBLICIDADE

Se as Esferas do Dragão Estrela Negra não forem recuperadas, o planeta onde o desejo foi feito explodirá. Isso torna a participação de Shenlong Supremo na história uma questão urgente, pois aqueles que não estão cientes da condição podem acabar colocando suas próprias vidas e a vida de todos no planeta em risco.

Shenlong Supremo concede desejos em duas ocasiões separadas; o desejo do Imperador Pilaf de transformar Goku em criança e o desejo de Baby de trazer de volta o Planeta Vegeta. As Esferas do Dragão Estrela Negra eventualmente se transformam em pedra, marcando o fim de Shenlong Supremo, e ele nunca é visto novamente.

Shenlong da Fumaça Negra (Dragon Ball GT)

Todos os dragões eternos de Dragon Ball
Reprodução: Dragon Ball
PUBLICIDADE

Conhecido por ser o oposto de Shenlong em termos de maneiras e atitude, Shenlong da Fumaça Negra rapidamente se tornou um favorito entre aqueles que acompanharam a série Dragon Ball GT. Possuindo uma boca suja, Shenlong da Fumaça Negra é grosseiro com aqueles que o convocam e é o primeiro Dragão Eterno verdadeiramente maligno mostrado na história de Dragon Ball.

Ele é convocado das Esferas do Dragão rachadas e foi criado a partir de energia negativa. Ele também opta por não conceder desejos, com base apenas em não se sentir à altura da ocasião, escolhendo em vez disso acender um charuto e rir na cara do convocador.

As Esferas do Dragão rachadas são resultado do uso excessivo, causando pequenas rachaduras que se tornam mais visíveis e armazenam energia negativa. Em sua primeira e única aparição, Shenlong da Fumaça Negra se recusa a conceder um desejo a Goku, em vez disso, se divide em sete Dragões das Sombras. Liberando suas sete personalidades individuais, a ameaça se torna maior do que nunca.

PUBLICIDADE

Os Dragões das Sombras (Dragon Ball GT)

Reprodução: Dragon Ball

Após a divisão de Shenlong da Fumaça Negra, nascem os Dragões das Sombras. Naturon Shenlong, Eis Shenlong, Syn Shenlong, Rage Shenlong, Nuova Shenlong, Haze Shenlong e Oceanus Shenlong são as sete entidades que incorporam um desejo concedido do passado, ao longo dos muitos anos em que as Esferas do Dragão foram usadas.

Como consequência do uso excessivo das Esferas do Dragão, por motivos egoístas, elas racharam e acumularam energia negativa, que preencheu os corpos dos sete Dragões das Sombras. Essa ameaça exigiu que Goku e seus amigos os derrubassem um por um, lutando contra diferentes níveis de poder e ataques.

PUBLICIDADE

Embora nenhum deles tenha se destacado individualmente, em termos de interesse, Omega Shenlong roubou a cena com sua aparência única e comportamento. Uma manifestação de todos os sete Dragões das Sombras em um só, Omega Shenlong representa a maior ameaça de todas e forçou Goku e Vegeta a se fundirem, a fim de acumular energia suficiente para derrotá-lo.

Super Shenlong (Dragon Ball Super)

Reprodução: Dragon Ball

Super Shenlong aparece em Dragon Ball Super e pode ser o Dragão Eterno mais poderoso de todos, e sua aparência amarelo-dourada definitivamente transmite essa aura. Com olhos vermelhos carmesim, Super Shenlong é uma manifestação das Super Esferas do Dragão, que foram formadas por Zalama, o Deus Dragão. Super Shenlong é convocado quando todas as sete Super Esferas do Dragão, que têm o tamanho de planetas, são reunidas.

PUBLICIDADE

O convocador também deve repetir a frase “Venha, Dragão dos Deuses, e conceda meu desejo, por favor!” na Língua Divina. Uma vez que Super Shenlong aparece, o convocador deve declarar seu desejo na mesma língua. Ao contrário da maioria dos outros Dragões Eternos, o desejo concedido por Super Shenlong não tem limites e não tem qualquer viés em relação a desejos bons ou maus.

Zamasu demonstra isso perfeitamente quando tem seu desejo concedido ao tomar o corpo de Goku em uma linha do tempo separada, tornando-se Goku Black e matando tanto Chi-Chi quanto Goten.

Super Shenlong também é convocado no final do Torneio do Poder, quando o Android 17 é nomeado o MVP da batalha e recebe as Super Esferas do Dragão como seu prêmio. Ele usa seu desejo para o bem, trazendo de volta todos os universos que foram apagados como resultado da derrota de sua equipe no torneio.

PUBLICIDADE

Toronbo (Dragon Ball Super)

Reprodução: Dragon Ball

Atualmente, Toronbo é o único Dragão Eterno a ser apresentado no mangá de Dragon Ball Super, mas não no anime. Toronbo é o Dragão Eterno do Planeta Cereal e possui uma aparência prateada-azulada com olhos vermelhos.

Como Shenlong e Porunga, Toronbo é uma figura neutra, não mostrando nenhum viés em relação a desejos bons ou maus. Ele é educado e cortês, e até oferece desejos alternativos ao convocador se acreditar que o desejo é impraticável. Ao contrário dos outros Dragões Eternos, Toronbo requer duas Esferas do Dragão em vez de sete, o que torna muito mais fácil convocá-lo para um desejo.

PUBLICIDADE

Granolah é o primeiro no mangá a convocar Toronbo, e ele usa seu desejo para se tornar o lutador mais forte do Universo 7. Infelizmente, o desejo é capaz apenas de desbloquear seu máximo potencial e nada mais, o que testa seus limites enquanto luta contra Goku e Vegeta.

Quando Granolah declara que o desejo não é suficiente, Toronbo oferece a opção de condensar para aumentar o poder, mas ao custo de encurtar sua expectativa de vida para três anos. À medida que Granolah aceita a oferta, o desejo é concedido e Toronbo desaparece da cena, com as duas Esferas do Dragão se espalhando pelo planeta.

Dragon Ball Super encontra-se em hiato no momento. O anime encerrou em março de 2018 com o fim do Torneio do Poder.

PUBLICIDADE

Vale ressaltar, entretanto, que o mangá continua sendo publicado mensalmente com aventuras inéditas.

Atualmente, o mangá de Dragon Ball Super está adaptando o filme Dragon Ball Super: Super Hero, onde Gohan e Piccolo assumem o protagonismo e deixam Goku e Vegeta treinando após estes terem sido derrotados por Black Freeza.

Você pode acompanhar o anime de Dragon Ball Super na íntegra no Crunchyroll, no seu idioma original com legendas em português.

PUBLICIDADE

Já o mangá de Dragon Ball Super é publicado pela Panini no Brasil, e você pode comprá-lo aqui.

No post de hoje, vimos tudo sobre os dragões eternos de Dragon Ball.

PUBLICIDADE
Valteci Junior
Valteci Juniorhttp://criticalhits.com.br
Me chamo Valteci Junior, sou formado em Jogos Digitais e escrevo sobre jogos e animes desde 2020. Desde pequeno sou apaixonado por jogos, tendo uma grande paixão por Hack and slash, Souls-Like e mais recentemente comecei a amar jogos de turno. Acompanho anime desde criancinha e é um sonho realizado trabalhar com duas das maiores paixões da minha vida.