Diretor de Doraemon e Chibi Maruko-chan, Tsutomu Shibayama, morre aos 84 anos

O diretor Tsutomu Shibayama, conhecido por trabalhos em Doraemon e Chibi Maruko-chan, morreu aos 84 anos, no dia 6 de março, em decorrência de câncer de pulmão.

Critical Hits
Receba as melhores ofertas em Games, Informática e Tecnologia no seu celular

O falecimento foi confirmado pelo estúdio Ajiado, que informou que o funeral foi realizado de forma privada, restrito à família.

Carreira marcou décadas da animação japonesa

Tsutomu Shibayama iniciou sua carreira em 1963, ao entrar na Toei Doga (atual Toei Animation).

PUBLICIDADE

Posteriormente, trabalhou no estúdio A Production (hoje Shin-Ei Doga), onde participou de produções como:

  • Obake no Q-Taro

  • Kyojin no Hoshi

Com o tempo, evoluiu de animador para diretor, consolidando sua trajetória na indústria.

Nome importante por trás de Doraemon

Shibayama teve forte ligação com a franquia Doraemon, onde atuou por mais de duas décadas.

Ele dirigiu diversos filmes da série, tendo como último trabalho Doraemon the Movie: Nobita in the Wan-Nyan Spacetime Odyssey (2004).

Além disso, também ocupou o cargo de diretor-chefe do anime televisivo.

Trabalhos em outros animes conhecidos

Além de Doraemon, o diretor também esteve envolvido em outras produções importantes:

  • Chibi Maruko-chan (série e filmes)

  • Ranma ½ (primeira temporada)

  • Nintama Rantarō

  • Kaiketsu Zorori

  • Shin Dokonjo Gaeru

Seu trabalho ajudou a definir o estilo e a narrativa de várias animações populares no Japão.

Confira também:

Valteci Junior
Valteci Junior
Me chamo Valteci Junior, sou Editor-chefe do Critical Hits, formado em Jogos Digitais e escrevo sobre jogos e animes desde 2020. Desde pequeno sou apaixonado por jogos, tendo uma grande paixão por Hack and slash, Souls-Like e mais recentemente comecei a amar jogos de turno e JRPG de forma geral. Acompanho anime desde criancinha e é um sonho realizado trabalhar com duas das maiores paixões da minha vida.