InícioAnimeCriador de Sword Art Online comenta cena de abuso sexual no anime

Criador de Sword Art Online comenta cena de abuso sexual no anime

PUBLICIDADE

Embora ainda seja extremamente popular, é comum que diversos elementos mais polêmicos de Sword Art Online recorrentemente ainda dividam os fãs da franquia.

PUBLICIDADE

Recentemente o episódio 10 de Sword Art Online: Alicization fez ainda mais barulho, após representar de forma extremamente pesada uma cena de abuso sexual. Como situações assim são comuns no anime e cada vez mais os fãs estão ficando revoltados, Reki Kawahara, criador da obra, resolveu ir ao Twittter para explicar a sua intenção ao usar esses elementos no roteiro.

Primeiramente Kawahara agradece as dubladoras Reina Kondo e Ishihara Kaori por realizarem um trabalho impressionante mesmo diante de uma cena tão pesada (via ANN).

PUBLICIDADE

“Ishihara, que interpreta Tiese, e Kondo, que interpreta Ronye, ​​ambos realizaram uma cena dolorosa com muito seriedade. Muito obrigada! E me desculpe, eu sinto muito por isso”

Posteriormente, autor comenta um pouco mais sobre o conteúdo quase explicito do episódio e explica o motivo de constantes abusos sexuais em suas obras.

“Pode ser um pouco tarde para isso, mas se você está se perguntando o motivo de SAO (Sword Art Online) ter tantas cenas desse tipo, é que um considerável número de light novels (embora não fossem chamadas assim), sagas épicas, histórias de aventura que eu lia no ensino médio continham esse elementos como plots do roteiro. Por isso minha escrita estava ligada a isso, como se estive sob um feitiço.”

“Hoje em dia, o feitiço se desfez. Atualmente eu prefiro expressar a catarse através de outros meios. Se fosse uma cena absolutamente necessária para a história, eu a escreveria, mas preferiria fazer isso em um livro que não é uma light novel.”

Por fim, Kawahara revelou suas surpresas com a adaptação do anime, que tornou os seus elementos ainda mais extremos.

PUBLICIDADE

“Acredito que o nível de crueldade em SAO é mediano em relação a outras light novels. A direção, animação e dublagem do anime são muito poderosas, o que realmente impulsionou o impacto [das cenas].”

Embora não se consiga mudar o que já está feito, os fãs agradecem que o autor tenha noção de que esse tipo de recurso no roteiro é na maioria das vezes pobre e desrespeitoso. A franquia já usou por diversas vezes abusos sexuais a personagens femininas como estímulos para que os personagens masculinos sejam forçados a agir, algo que apenas continua propagando a misoginia. Saber que Kawahara amadureceu nesses aspectos é uma noticia positiva e esperamos que isso possa ser refletido nas suas próximas obras.

Criado por Reki Kawahara, Sword Art Online é uma light novel, que mostra um futuro próximo onde as pessoas são capazes de entrar em uma realidade virtual chamada Sword Art Online.

PUBLICIDADE
João Victor Albuquerque
João Victor Albuquerque
Apaixonado por joguinhos, filmes, animes e séries, mas sempre atrasado com todos eles. Escrevo principalmente sobre animes e tenho a tendência de tentar encaixar Hunter x Hunter ou One Piece em qualquer conversa.