Shanks é um dos personagens mais populares de One Piece, mesmo mal tendo aparecido na obra. O personagem foi introduzido bem no início da obra, durante um flashback da infância de Luffy.
Durante este flashback, descobrimos que Shanks perdeu um braço ao salvar Luffy do ataque de um Rei dos Mares. Shanks é o responsável por acender a chama da determinação de Luffy, e continua sendo um personagem muito importante para a obra até hoje.
Porém, muitos fãs não sabem o verdadeiro motivo pelo qual o personagem perdeu o braço. Acontece que originalmente, o editor de Eiichiro Oda, autor de One Piece, não haviam achado Shanks interessante o suficiente. Ele achou o personagem chato, e a história do mangá não parecia muito interessante para ele. Isto ficou na cabeça do autor, que decidiu fazer algumas mudanças no personagem.
Inicialmente, Oda não tinha a intenção de fazer Shanks perder um braço, mas após seu editor lhe dizer que a história não estava interessante o suficiente, Oda decidiu cortar o braço do personagem. Segundo o editor de Oda, One Piece possuía um início decente, mas ainda precisava da algo impactante. Oda não conseguiu pensar em nada melhor do que Shanks fazendo um sacrifício para mostrar que confia no protagonista, como acontece bastante no mundo dos animes.
O braço de Shanks foi usado como uma forma de impactar a audiência e deixar os fãs empolgados com a obra, o que definitivamente funcionou.