Durante toda a franquia Naruto, existem muitos personagens para se odiar, seja pelos seus atos maléficos ou apenas porque eles são mal desenvolvidos. No entanto, existe uma parte de fãs de Naruto que por algum motivo odeia muito justamente a Sakura, e o próprio criador da obra não entende o motivo.
Em uma entrevista já um pouco antiga, lançada pouco antes de The Last Naruto: O Filme, Masashi Kishimoto, falou um pouco sobre Sakura e revelou ficar confuso em relação ao ódio que ela recebe de alguns fãs.
Quando perguntado sobre as inspirações para escrever Sakura, Kishimoto disse que tentou fazer ela como uma garota mais realista possível, com todos os seus defeitos.
O criador explica que Sakura deveria representar cada garota e agir de forma que fosse facilmente relacionável com as suas leitoras. Mas quando viu a rejeição da personagem, Kishimoto ficou surpreso e resolveu fazer algumas mudanças.
A partir do feedback de algumas garotas que realmente falavam que odiavam Sakura, ele pensou em evoluir ela ainda mais na segunda parte do mangá. O mangaká conta que na capa do Volume 66 desenhou Naruto e Sasuke de forma rápida, mas deu um carinho especial para Sakura, levando mais tempo para acrescentar detalhes tanto na capa como nos seus quadros (via Comicbook).
No entanto, a popularidade da personagem continuava igual, enquanto a da Hinata continuava crescendo, o fazendo questionar se deveria mudar a direção que as heroínas estavam tomando.
Por mais que Naruto seja uma obra incrível, realmente faltou um pouco mais de cuidado na personagem principalmente na primeira parte do anime. O que fez grande parte dos fãs odiar Sakura foi justamente a sua paixão incondicional por Sasuke, mesmo ele não dando a mínima para ela.
Em Shippuden isso foi levemente melhorado, com a obra finalmente demonstrando todo o potencial da garota, a colocando em situações mais intensas de combate e explorando bem mais os seus incomparáveis poderes de cura, tornando Sakura essencial para o trinfo em diversas batalhas. Talvez se isso tivesse sido feito já no começo, a popularidade da personagem com certeza seria maior.
Atualmente, a história de Naruto de continua sendo contada em Boruto: Naruto Next Generations, que mostra uma nova geração de ninjas. O anime é exibido no Brasil pela Crunchyroll.