Hunter X Hunter é um dos melhores mangás já lançados e ponto. Não bastasse isso, a história criada por Yoshihiro Togashi também rendeu dois ótimos animes, sendo um de 1998, e outro mais recente, de 2011.
O problema é que a obra de Togashi também é conhecida pelos seus longos e persistentes hiatos, o que fazer com que Hunter X Hunter esteja até hoje sem o final que merece.
Discutir o final de um anime/mangá é fácil, mas poucas vezes paramos para pensar nos elementos que fizeram com que a obra tomasse forma durante a sua concepção. O que passava na cabeça do autor quando decidiu começar a escrever, e no que se baseou para criar seus personagens são perguntas que costumeiramente surgem na cabeça dos fãs mais ávidos e ferrenhos e portanto, bem recebidas quando o autor resolve comentar sobre elas em entrevistas ou publicações.
Recentemente, em entrevista à Shonen Jump, Yoshihiro Togashi revelou um pouco mais do processo criativo envolvendo a concepção de Gon Freecs, protagonista de Hunter X Hunter e um dos personagens mais queridos de todos os tempos.
No início, Togashi imaginava que Gon deveria ser uma personagem mais contido, no melhor estilo “bom moço”, como se fosse um amigo ou filho que todo mundo gostaria de ter, mas que se deu conta de que Gon era diferente quando ele declara que abandonaria a pessoa quem o criou, para correr atrás do sonho de tornar-se um Hunter. Isso, na cabeça do autor, não é uma característica de um bom filho.
Ele continua explicando que sempre achou Gon um personagem muito natural, e que já que seu pai o abandonou ainda moleque para realizar o mesmo sonho, não seria algo muito inesperado que o filho seguisse pelo mesmo caminho.
Togashi ainda comenta que a personalidade calma e equilibrada não poderia ser simplesmente deixada de lado, e que por isso resolveu aplica-la à Leorio, fiel companheiro de Gon em sua jornada.
A forma como o autor de Hunter X Hunter cria seus personagens parece ser mais “refinada” quando se compara com alguns colegas de trabalho que simplesmente vão juntando coisas aleatórias até o nascimento do personagem. Pode ser este um dos motivos que Togashi não tenha conseguido até hoje, finalizar a saga de Gon e seus amigos.