Se há uma coisa que os fãs de Dragon Ball tendem a discutir, é sobre o cânon da franquia. A obra de Akira Toriyama possui um longo histórico de mídias diferentes, indo do mangá ao anime, e até mesmo os jogos. Com tanto conteúdo e tantos fillers no meio, os fãs continuam a discutir se os filmes de Dragon Ball podem ser considerados canônicos.
No passado, Akira Toriyama revelou o que ele considera canônico sobre os filmes, e sua resposta pode surpreender alguns fãs. Em uma entrevista contida no sexto volume da Daizenshuu, Toriyama foi perguntado sobre qual é a sua postura pessoal sobre os filmes da sua franquia. O autor respondeu o seguinte:
“Eu considero os filmes como ‘histórias em uma dimensão diferente da história principal do mangá.’ Eu só completamente apenas um membro da audiência para eles.”
Então, quando Toriyama foi perguntado que tipo de trabalho ele fez nos filmes, ele disse: “Eu conferi a história e o script que a Toei Animation me mandava. Eu também faço o design de alguns personagens e dou alguns toques, além de alterar os nomes e coisas assim.”
Para alguns, as palavras de Toriyama são uma benção. Afinal, Toriyama parece se distanciar os filmes da franquia o máximo possível, com exceção de filmes como A Batalha dos Deuses e o Retorno de Freeza. Porém, nem mesmo as palavras do criador da obra convencerão alguns fãs de que certos filmes não fazem parte do cânon oficial de Dragon Ball.
Dragon Ball Super encerrou sua veiculação original no fim de março. O anime ainda vai ganhar um filme baseado no passado dos saiyajins e também o mangá continuará sendo publicado. É provável que um novo anime retorne em 2019.