Boruto: Naruto Next Generations está continuando o legado deixado pela obra de Masashi Kishimoto há alguns anos, mas ainda existem aqueles que perguntam se o mangá deveria ser considerado canônico.
Acontece que esta pergunta foi respondida pelo próprio criador do mangá, que confirmou a canonicidade da obra.
Recentemente, o criador de Boruto deu uma entrevista ao Lucca Comics sobre sua obra. Mikio Ikemoto está cuidando do mangá no lugar de Masashi Kishimoto, e um resumo traduzido da entrevista revela o ponto de vista do autor sobre Boruto ser oficial ou não.
De acordo com os tradutores, Kishimoto ainda está muito envolvido com a direção que Boruto está seguindo. Uma das linhas do resumo diz:
“Kishimoto está envolvido pesadamente com a franquia ao definir cada conceito e ideia inicial, e supervisionar o trabalho de Kodachi/Ikemoto”
Após isso, Ikemoto revelou que o papel do mangá é mapear a história principal de Boruto. Enquanto o anime pode desviar do material original em arcos originais (como o arco do desaparecimento de Mitsuki, por exemplo), Boruto sempre voltará a seguir o mangá eventualmente.
Com Kishimoto supervisionando tudo que é colocado no mangá, podemos esperar um nível de qualidade idêntico ao que vimos em Naruto e Naruto Shippuden, o que é ótimo.