O lore de Cavaleiros de Zodíaco é uma gostosa bagunça onde o que é ou não canônico é basicamente decidido pelo fã, uma vez que a obra tem vários escritores, sagas inteiras de versões alternativas de eventos e uma longa cronologia. Apesar da bagunça, entretanto, uma coisa se manteve em Lost Canvas: os 12 Cavaleiros de Ouro.
“Saint Seiya: The Lost Canvas – A Saga de Hades (聖闘士星矢 THE LOST CANVAS 冥王神話, Seinto Seiya: Za Rosuto Kyanbasu – Meiō Shinwa) é um mangá e anime de autoria de Shiori Teshirogi, baseado no universo de Os Cavaleiros do Zodíaco de Masami Kurumada, narrando uma visão alternativa da Guerra Santa de Next Dimension entre Atena e Hades no século XVIII.”
O pior de tudo é que, mesmo a história se passando duzentos anos antes a Saga das 12 Casas, alguns Cavaleiros de Ouro são os mesmos de antes… A confusão pode ser geral, certamente.
Mas para facilitar para os fãs, separamos aqui todos os 12 Cavaleiros de Ouro de Lost Canvas, mas atenção: temos spoilers também!
12 – Touro – Rasgado(Hasgard) e Teneo
Aldebaran, sendo a estrela mais brilhante da constelação de Touro, é o nome dado a todos os Cavaleiros de Ouro com essa armadura.
É o caso de Rasgado, o gigante português que era o Cavaleiro de Ouro de Touro durante o Lost Canvas. Fazendo jus ao nome, Rasgado era incrivelmente forte, apesar de ser um dos Cavaleiros mais velhos.
Ele se sacrificou em uma luta contra espectros para proteger Tenma, o Cavaleiro de Pégaso do século XVIII.
Após o fim da Guerra Santa, Teneo foi um dos que se prontificaram a ajudar a reconstruir o Santuário, se tornando eventualmente o novo Cavaleiro de Ouro de Touro.
11 – Gêmeos – Aspros e Defteros
Assim como o título de Aldebaran passa entre os Cavaleiros de Ouro, é certo que os cavaleiros de Gêmeos terão sempre um irmão gêmeo. E geralmente um dos dois é maligno.
É o caso de Defteros e Aspros. Por muitos anos, Defteros foi considerado o irmão do mal. Mas na verdade era Aspros que era terrivelmente ambicioso e planejava um golpe de estado para obter a posição de Grande Mestre.
Aspros teve sua alma corrompida pelo Yohma de Mefistóles e ficou obcecado pelo poder, só falhando em seu plano por causa da intervenção de Defteros, que o matou em combate.
Aspros eventualmente foi ressuscitado como um espectro e batalhou novamente contra Defteros, que se sacrificou para remover as forças malignas sobre o irmão.
No final das contas, a alma de Defteros passou a fazer parte da alma de Aspros e ele, novamente bondoso como antes da corrupção, foi novamente aceito pela Armadura de Gêmeos.
Aspros viria a morrer após um combate final contra Yohma.
10 – Câncer – Manigold
Discipulo do sobrevivente da Guerra Santa do século XV, o ex-Cavaleiro de Câncer e “atual” Grande Mestre Sage, Manigold viveu uma infância marcada pela violência e pela morte.
Dessa forma, trauma fez com que ele se tornasse cínico e perdesse o apreço pela vida, até mesmo a própria. Mas os ensinamentos de Sage o fizeram ter uma mudança de coração e se tornar um dos principais protetores do Santuário de Atena.
Assim como quase todos os outros Cavaleiros, Manigold se sacrificou para derrotar as forças de Hades, sendo o principal responsável pelo selamento do Deus Thanatos.
Seu espírito retornou para ajudar Dohko e Shion na batalha final contra Hades.
09 – Virgem – Asmita
Em contrapartida de Shaka, que selava a própria visão para concentrar sua queima de Cosmo, Asmita era literalmente cego – – o que o ajudou a chegar no Sétimo Sentido com mais velocidade.
Sábio e poderoso, foi ele quem criou o rosário utilizado para selar as almas dos espectros de Hades. Foi ele. também, quem causou o despertar do Sétimo Sentido de Tenma.
A criação do Rosário de 108 Contas exigiu todo o cosmo de Asmita que, mesmo cego, abriu os olhos e acordou a energia dos frutos do rosário, morrendo no processo.
Mesmo morto, entretanto, conseguiu convencer a Defteros a sair do isolamento e participar da Guerra em seu lugar.
08 – Capricórnio – El Cid
Apesar parecer um assassino sério e nada mais, El Cid é um estimado Cavaleiro de Ouro que está sempre pronto para ajudar seus companheiros.
Assim como Shura, seus membros são tão afiados quanto o aço e ele tem o poder da Espada Excalibur em seu braço, mesmo após perdê-lo em combate contra Icelos.
Foi o Cavaleiro de Ouro que enfrentou mais Deuses da Hades, tendo derrotado os três filhos de Hypnos, se sacrificando no processo.
07 – Peixes – Albafica e Rugonis
O Veneno Encarnado possui um sangue extremamente venenoso, de maneira que ele passou a temer que pudesse matar pessoas próximas sem querer, passando a se isolar dos outros.
Sua aparente arrogância não passa de faixada, uma vez que ele se importa muito com a justiça e a defesa dos mais fracos. Nada para Alabafica em um combate que ele vê como justo.
A origem de seu sangue envenenado é o Elo Carmesim. Nesse processo, o Cavaleiro de Peixes e seu discípulo trocam uma gota de sangue por dia, de maneira que o pupilo desenvolva uma imunidade ao veneno do mestre.
Eventualmente o sangue do pupilo se torna mais tóxico que o do mestre, que acaba morrendo e passando armadura para o novo Cavaleiro de Peixes. Foi o processo que aconteceu entre Rugonis e Albafica.
Seu poderio foi suficiente para derrotar um dos três juízes do inferno de Hades, Minus, mesmo que isso custasse sua própria vida.
06 – Leão – Regulus e Ilías
Um dos personagens principais de Lost Canvas, Regulus tem o mesmo nome da estrela mais brilhante da constelação de Leão e é o Cavaleiro de Ouro mais jovem de sua geração.
Um dos mais fortes Cavaleiros de Ouro que já existiu, Regulus podia executar sozinho a Exclamação de Atena (que normalmente exige três Cavaleiros de Ouro). Além disso, Regulus possuía um ataque que invoca as imagens das 12 Constelações.
Após morrer em um golpe de Radamanthys de Wyvern que obliterou seu corpo, Regulus alcançou o oitavo sentido e se tornou um com a natureza.
Dessa forma ele foi capaz de romper a súplice de Wyvern com apenas um golpe e destruir o coração de Radamanthys.
Regulus era filho de Ilías, um outro grande Cavaleiro de Ouro e também um dos mais fortes de sua geração. Sua coragem, bondade e sabedoria viriam a influenciar toda uma geração de novos Cavaleiros de Ouro.
Assim como Regulus, Ilías tinha uma enorme conexão com a natureza, sendo até mesmo capaz de se comunicar com os elementos. E, assim também como Regulus, Ilías foi morto por Radamanthys, cerca de dez anos antes da história de Lost Canvas começar.
05 – Sagitário – Sísifos
Irmão mais novo de Ilías e guardião de Sasha, a reencarnação da Atena em Lost Canvas, é um dos Cavaleiros mais leais de Atena.
Sísifos aprendeu com o irmão a se comunicar com a natureza e, devido a sua armadura de Sagitário, tinha uma relação de proteção à Atena inigualável entre os outros Cavaleiros.
Seu coração era verdadeiramente puro, sendo o único capaz de equilibrar a balança do Faraó da Esfinge, surpreendentemente.
04 – Escorpião – Kardia e Zaphiri
Zaphiri foi um Cavaleiro de Escorpião que traiu o Santuário de Atena por não acreditar que o poder da deusa (que ainda não havia renascido) seria o suficiente para derrotar Hades.
Após tentar buscar o poder de Poseidon, Zaphiri toma consciência dos erros e tira a própria vida com as Agulhas Escarlate.
Kardia foi o seu sucessor. Um jovem impaciente, imatura e absolutamente lelé das ideias, que vive para “abater suas presas” e nada mais.
Por trás dessa aparência rebelde, porém, ele é um servo extremamente leal à Atena e também seus companheiros. Sua impulsividade se dá pelo fato de possuir uma doença em seu coração que lhe tirará a vida brevemente.
Dessa forma, ele opta por viver o mais intensamente possível e se dedica totalmente em todas as batalhas que enfrenta, parecendo não ter paciência para coisas que não envolvem ação.
Ele foi possivelmente o mais poderoso Cavaleiro de Ouro de Escorpião, sendo incrivelmente veloz e técnico, tendo vencido de maneira humilhante Radamanthys.
O último golpe de Kardia, Antares Incandescente, coloca o coração de ambos os guerreiros em chamas, o que eventualmente causa sua própria morte.
03 – Aquário – Dégel
Discípulo do lendário Krest de Aquário, Dégel é o mais inteligente dos Cavaleiros de Ouro de Lost Canvas. É o único além do Grande Mestre capaz de ler as estrelas e o ajuda na contemplação para entender o futuro.
Bem como outros Cavaleiros de Aquário, Dégel pode manipular a energia dos átomos para congelar pessoas, objetos ou criar ataques congelantes.
Seu poder congelante era tamanho que ele foi capaz de utilizar as águas do oceano para congelar a si mesmo, a hospedeira de Poseidon e toda a Atlântida para impedir que o poder do deus destruísse o mundo inteiro.
02 – Áries – Shion
Descendente dos Muvianos, os criadores das Armaduras de Ouro, Shion é um dos mais poderosos Cavaleiros que já existiu.
Um prodígio desde criança, Shion foi prospectado por vários mestres antes de se tornar o o Cavaleiro de Áries.
Ele foi um dos únicos sobreviventes à Guerra Santa contra Hades e se tornou o Grande Mestre que viria a ser assassinado por Saga de Gêmeos duzentos anos depois.
Depois de assumir o posto de Grande Mestre, Shion treinou com as memórias de todas as Armaduras de Ouro por 14 anos e se tornou poderoso o suficiente para lutar sozinho contra um Deus Primordial.
01 – Libra – Dohko
O futuro mestre de Shiryu foi um lendário Cavaleiro de Ouro, equivalente em poder com o incrível Shion de Áries. Sendo um dos personagens principais da trama e um dos únicos a sobreviver a Guerra Santa, Dohko teve grande influência nos acontecimentos de Lost Canvas.
Além dos clássicos golpes Cólera do Dragão e Cólera dos Cem Dragões, Dohko ainda demonstrou técnicas secretas que não tínhamos visto antes, como a Dança dos Mil Tigres.
Após os eventos da Guerra Santa, ele passou a vigiar as 108 estrelas malignas, aguardando pelo retorno de Hades, enquanto ganhou um poder de envelhecimento que eventualmente o tornaria no anão roxo que conhecemos em Cavaleiros do Zodíaco clássico.
Saint Seiya ou Os Cavaleiros do Zodíaco é uma série japonesa de mangá e anime escrito e ilustrada por Masami Kurumada.
A obra foi publicada originalmente na revista Weekly Shonen Jump de dezembro de 1985 e janeiro de 1990, e o anime foi adaptado pela Toei Animation entre 1986 e 1989.
No Brasil, Os Cavaleiros do Zodíaco fizeram um estrondoso sucesso ao serem exibidos na TV Manchete, e foram responsáveis pela popularização dos animes no país.
Atualmente, Os Cavaleiros do Zodíaco podem ser assistidos na íntegra na Netflix.