InícioAnimeComo seria se o clã Senju ainda existisse em Konoha?

Como seria se o clã Senju ainda existisse em Konoha?

O clã Senju foi um dos pilares da fundação de Konoha, ao lado do clã Uchiha. Conhecido como “O Clã com Mil Habilidades”, os Senju eram famosos por sua versatilidade, poder e liderança. No entanto, ao longo da história de Naruto, o clã praticamente desaparece da narrativa. Mas e se o clã ainda existisse e tivesse mantido uma presença ativa em Konoha?

PUBLICIDADE

Com os Senju ainda ativos, o equilíbrio interno da vila seria mais estável. Boa parte da tensão que levou ao golpe de Estado dos Uchiha surgiu da marginalização do clã após a fundação da Polícia Militar. Se os Senju ainda estivessem presentes e influentes, é possível que houvesse uma divisão mais justa de responsabilidades e poder, evitando o isolamento dos Uchiha.

Além disso, a rivalidade entre os dois clãs poderia ter se mantido de forma saudável dentro da estrutura da vila, como dois pilares que se equilibram politicamente — semelhante ao que acontece com o sistema dos Daimyō e dos conselhos das vilas.

PUBLICIDADE

A presença dos Senju fortaleceria consideravelmente a força militar de Konoha. Ninjas descendentes diretos do Hashirama e do Tobirama possuiriam chakras poderosos e técnicas únicas, incluindo o potencial para utilizar o Estilo Madeira ou habilidades avançadas de sensoriamento e combate corpo a corpo.

Em termos de liderança, o clã Senju sempre produziu figuras centrais como o Primeiro e o Segundo Hokage. Sua continuidade poderia gerar novos líderes com potencial para Hokage, evitando concentrações de poder em personagens isolados como Hiruzen ou Danzo.

Com os Senju ativos, personagens como Tsunade não seriam vistos como a “última representante” do clã. Novos membros poderiam surgir entre os shinobi da geração de Naruto e até influenciar diretamente o time 7, ou o treinamento de outros ninjas. A ideologia de vontade do fogo, que se originou com Hashirama, teria um reforço ainda maior dentro da vila, possivelmente criando uma geração menos propensa à fragmentação.

Além disso, a linhagem Senju combinada com outros clãs poderia gerar descendentes com potencial genético comparável ao dos Uchiha e Uzumaki — o que colocaria Konoha em vantagem frente a outras vilas.

Por fim, se o clã Senju ainda existisse em Konoha, a vila teria um equilíbrio político mais sólido, uma força militar mais robusta e, provavelmente, teria evitado boa parte das crises envolvendo o clã Uchiha. Além disso, o legado de Hashirama e Tobirama continuaria vivo não apenas em filosofia, mas em presença real. O desaparecimento dos Senju deixou uma lacuna que nunca foi totalmente preenchida, e sua continuidade poderia ter mudado os rumos da história de Naruto de forma profunda.

PUBLICIDADE

Confira também:

Naruto Shippuden foi exibido entre os anos de 2007 e 2017 e contando a segunda fase do anime.

Nela, Naruto retorna após dois anos de treinamento com a missão de combater a Akatsuki e então resgatar Sasuke das garras de Orochimaru.

PUBLICIDADE

Enquanto isso, a Akatsuki começa sua busca pelas Bijuus e o mundo ninja está prestes a enfrentar a maior crise que já viu em sua história.

Ao todo, o anime tem 500 episódios (incluindo os fillers de Naruto Shippuden), e finaliza a história de Naruto, Sasuke, Sakura e Kakashi. Além disso, o anime prepara o terreno para a continuação direta da história.

Você pode acompanhar Naruto na íntegra no Crunchyroll.

PUBLICIDADE
Giácomo
Giácomo
Apaixonado por Counter-Strike e Souls-Like, escrevo sobre games e animes no Critical Hits. No meu tempo livre, gosto de assistir séries e jogar basquete.