O misterioso calabouço no universo de Delicious in Dungeon atraiu muitos exploradores da superfície. Cada pessoa tem suas próprias motivações para explorar a masmorra, mas Senshi, o anão de Izganda, já vive lá há bastante tempo. O trio principal (Laios, Marcille e Chilchuk) encontra Senshi na masmorra e acaba explorando ao lado dele. Embora Senshi não tenha um apego emocional à missão de resgatar Falin (uma membro do grupo que caiu), seu papel principal é preparar refeições deliciosas com os monstros que encontram. No final do anime, Senshi revela as razões sombrias de por que acabou na masmorra.
Nem Tudo que Reluz é Ouro
Quando jovem, Senshi fazia parte de um pequeno grupo de mineração. Diferente da maioria dos grupos de mineração, o grupo de Senshi procurava ruínas pré-guerra, que valiam muito mais do que minério. Seus esforços incansáveis finalmente valeram a pena quando encontraram um antigo castelo dourado na mesma masmorra que Laios e seu grupo estão explorando agora.
O castelo pertencia a um antigo reino que muitos consideravam uma lenda. Ao inspecionar o local, os anões confirmaram que o ouro era real, o que os deixou muito empolgados. No entanto, o jovem Senshi sugeriu timidamente que deveriam voltar à superfície para se preparar adequadamente para a exploração.
Seu grupo reagiu com confusão e sua sugestão foi descartada, pois ele não tinha “ferro correndo nas veias”. O líder do grupo, Gillan, foi o único gentil com Senshi. Ele o tranquilizou, dizendo que ele não precisava se esforçar se não quisesse e poderia esperar enquanto todos os outros exploravam o castelo em busca de ouro. Por medo da solidão e talvez de embaraço, Senshi mentiu, dizendo que também queria o ouro, e correu para dentro do castelo para se juntar ao resto de seu grupo.
O Pesadelo Começa
Senshi sentia que algo estava errado com o castelo. Enquanto seus colegas estavam cegos pela ambição e riqueza, ele pressentia que havia algo mais. À medida que exploravam mais fundo no castelo, seus olhos começavam a brilhar no escuro, como se estivessem hipnotizados por algo dentro do castelo. Senshi não estava errado.
O grupo encontrou um de seus membros morto e sangrando. Outro anão disse que uma criatura gigante parecida com um pássaro saiu das sombras e o matou, transformando o castelo em uma masmorra. O grupo tentou escapar, mas não encontrou saída. Senshi começou a notar coisas estranhas na masmorra, como uma fonte de água aparecendo quando estavam com sede e uma sala de descanso quando estavam cansados. Um dos membros afirmou ter visto uma mulher tentando seduzi-los.
Com o tempo, a comida começou a escassear. Gillan priorizou a busca por alimentos, mesmo que isso significasse matar monstros. Senshi foi incumbido de desenhar mapas detalhados da masmorra. Infelizmente, a criatura pássaro atacou novamente e outro anão morreu. Senshi, sentindo-se inútil, ofereceu-se para ajudar na busca por alimentos, mas foi recusado por Gillan. Eventualmente, os anões até comeram seu cavalo, Anne.
A Criatura Misteriosa
Durante uma refeição de carne de cavalo, os três membros restantes do grupo discutiam sobre a criatura pássaro. Gillan achava que era um grifo. Senshi não entendia por que o grifo não comia suas vítimas, apenas as matava. Gillan achava que o monstro gostava de matar. Na próxima vez que o monstro apareceu, Gillan prometeu matá-lo e comê-lo.
Uma noite, Senshi foi acordado por uma discussão entre Gillan e Brigan. Brigan acusava Gillan de dar a maior parte da comida restante a Senshi. Gillan defendeu Senshi, dizendo que os adultos deveriam cuidar dos mais jovens. A discussão escalou e Senshi ouviu sons de luta, gritos de dor e depois silêncio.
Gillan voltou, machucado, dizendo que o grifo atacou novamente e que Brigan morreu. Senshi notou um buraco no capacete de Gillan que não estava lá antes. Gillan disse a Senshi para ficar dentro da sala de descanso enquanto ele recuperava a carne do grifo para cozinhar.
Gillan preparou uma sopa com a carne, que tinha um gosto horrível. Senshi comeu, mas Gillan saiu para urinar e nunca mais voltou. Senshi, agora sozinho, ficou com medo de sair.
A Fuga de Senshi
Senshi decidiu que precisava escapar. Ele racionou a carne restante, estudou os mapas que desenhou e decifrou os códigos nas paredes da masmorra. Ao sair, encontrou o capacete e as armas de Gillan, mas nenhum corpo.
Em sua tentativa de escapar, foi capturado por orcs. Ele se aproximou deles, ensinou Dwarvish antigo e aprendeu a lutar contra monstros e identificar cogumelos comestíveis. Eles o libertaram em bons termos e ele encontrou a superfície graças aos ensinamentos deles.
No entanto, Senshi teve dificuldades para voltar para casa devido à experiência traumática na masmorra. Acabou vivendo perto da masmorra e em seus níveis mais superficiais. Eventualmente, a masmorra se conectou à cidade e viu muitos aventureiros passarem por ela.
A Grande Pergunta Não Respondida
Uma coisa assombra Senshi até hoje. Toda vez que comia algo, lembrava-se do sabor horrível da sopa de grifo que Gillan preparou, ou pelo menos o que ele pensava ser sopa de grifo.
Nenhum monstro que ele comeu tinha um sabor parecido. Senshi deduziu que, devido à briga intensa entre Brigan e Gillan e ao fato de que não pôde sair da sala de descanso, o que consumiu foi a carne de Brigan. Essa é a razão pela qual Senshi fugiu do grifo que Laios e seu grupo encontraram. Ele tem medo de descobrir a verdade.
Laios propôs recriar a sopa com o grifo que acabaram de matar para aliviar a mente de Senshi. Infelizmente, o gosto era completamente diferente. Laios acredita que o que atacou o grupo de Senshi era um Hipogrifo, e não um grifo.
Usando cogumelos changeling, eles mudaram a carne de grifo para a de hipogrifo e a cozinharam. Felizmente, isso provou a teoria de Laios e trouxe paz à mente de Senshi depois de todo esse tempo.