Dragon Ball é um sucesso absoluto no mundo inteiro, e ele continuou crescendo sem parar enquanto muitos outros animes Shonen desapareceram, mas afinal, o que faz Dragon Ball ser tão especial?
Como Dragon Ball continuou crescendo enquanto tantos outros animes Shonen desapareceram?
Mesmo as pessoas que não necessariamente assistem anime estão cientes de Dragon Ball e alguns dos vários estereótipos associados a ele, incluindo as batalhas barulhentas, ataques exagerados e igualmente estranhos penteados espetados. Ter o “Super Saiyajin” ou ter uma forma final permearam tanto a cultura geek e geral que mesmo aqueles sem muito conhecimento de anime como um todo reconhecerão algum elemento de Dragon Ball.
Isso só é enfatizado para quem cresceu assistindo ou continua assistindo o anime. Dragon Ball foi provavelmente um dos primeiros animes “grandes”, ou pelo menos a série que os ajudou a perceber o que era o anime. Por isso, continua a ter um lugar especial no coração e na memória dos telespectadores, ao mesmo tempo em que é sinônimo do meio. No caso da “geração Toonami”, Dragon Ball foi o início da primeira onda real de popularidade dos animes, então não é surpresa que Dragon Ball Super esteja em alta em meio à atual onda de popularidade dos animes.
O Dragon Ball original era muito mais uma aventura cômica, com seus elementos de artes marciais também sendo muito mais fundamentados em escopo. Isso mudou com Dragon Ball Z, onde a luta teve precedência ao atingir um novo platô planetário. O fato de os planetas em questão nem sempre serem a Terra mostra ainda mais como era diferente. O agora não-canônico Dragon Ball GT combinou os dois de uma maneira, pulando para mundos diferentes. Da mesma forma, a história de Dragon Ball Super acaba lidando com o destino de vários universos ao longo do multiverso.
Esse método de se reinventar, aumentando a aposta e dando aos fãs mais do que funcionou melhor, permitiu que Dragon Ball continuasse a ter novos animes ao longo das décadas. Assim, alguns podem ter crescido com Dragon Ball ou Dragon Ball Z, enquanto outros podem ter pego GT ou o remake Z Kai. Claro, Dragon Ball Super é um dos contemporâneos de programas como My Hero Academia e Demon Slayer, com sua capacidade de se defender contra os novatos, demonstrando ainda mais a força de Dragon Ball como uma franquia.
Confira também:
- Bardock era mais forte do que o Rei Vegeta em Dragon Ball?
- Esta é a fusão mais poderosa de Dragon Ball Super
- O Androide 17 ainda pode ser o personagem mais poderoso de Dragon Ball Super
- Piccolo já foi mais forte que Goku e Vegeta em Dragon Ball
- Afinal, existe algum desejo que as Esferas do Dragão não pode conceder em Dragon Ball?
Dragon Ball Super pode ser conferido por completo na Crunchyroll.