Desde 1988, a lendária série Berserk do falecido Kentaro Miura cativou audiências de todo o mundo, com grande parte da base de fãs aclamando o mangá como ‘a maior história já contada’ em todas as formas de mídia. Esse tipo de elogio só pode ser realmente merecido se a série em questão for uma história objetivamente boa, que aborde uma variedade de temas que realmente toquem os leitores por diferentes motivos. Berserk é um mangá maduro que fala sobre a importância de amigos, família e esperança, ao mesmo tempo em que aborda temas sérios e sombrios, tudo envolto em uma embalagem com algumas das artes mais impressionantes já feitas em um mangá.
Kentaro Miura se certificou de que tudo nesta história fosse o melhor possível, e é fácil entender por que essa franquia duradoura ocupa um lugar tão especial nos corações de todos os fãs, especialmente quando se trata do personagem principal, Guts. Guts é um dos personagens mais complexos, profundos e matizados da ficção, e, no cerne de tudo, ele é muito humano, completo com todas as virtudes e falhas que todas as pessoas tendem a ter. Ele é um personagem que inicialmente parece muito sombrio, taciturno e sombrio, mas à medida que a série avança, Guts começa a se abrir e as pessoas veem que tipo de pessoa ele realmente é. Sua característica principal é sua força de vontade e resistência, pois ele viu os horrores absolutos que alguém poderia conceber e sentiu uma dor de magnitude física e mental que é grande demais para qualquer um suportar. Apesar disso, ele nunca perde a si mesmo e sempre se concentra no bem de sua vida.
Como Sua História Terminará?
Guts subverte muitos dos tropos de personagens associados ao protagonista típico de um anime, no sentido de que ele é sombrio, implacável e taciturno, mas ao mesmo tempo escolhe nunca perder a si mesmo, é sempre compassivo e nunca para de lutar por aqueles que ama. Embora sempre queira manter seu objetivo final de matar Griffith e a Mão de Deus, ele aprende a amar e cuidar de seus amigos e a apreciar sua vida, não importa o quanto tenha sido difícil para ele.
É aqui que entra o infame Griffith. Griffith era o líder da Tropa dos Falcões, um grupo de mercenários do qual Guts fazia inicialmente parte. Essa trupe serviu como a primeira verdadeira família de Guts, mas foi eventualmente arrancada de suas mãos, pois Griffith traiu o grupo e os matou todos para se juntar à Mão de Deus, um grupo de demônios imensamente poderosos. Desde o Capítulo 74 de Berserk, quando o Eclipse aconteceu pela primeira vez nas páginas do mangá, os fãs da série têm esperado pelo confronto inevitável entre Guts e Griffith.
Desde 1996 até agora em 2023, o destino eventual de Guts tem sido motivo de muito debate entre os fãs da série, e desde o falecimento do lendário mangaká de Berserk, Kentaro Miura, a série finalmente chegou ao seu arco final. Até o momento, neste arco, até o capítulo mais recente, o 374, vimos Guts no seu pior momento, pois Casca foi levada por Griffith, tornando todas as provações e tribulações pelas quais Guts passou ao longo dos anos um completo desperdício, já que ele falhou em proteger a pessoa que mais amava. Até agora, Guts não está falando com ninguém, pois constantemente tem que lutar contra a Besta da Escuridão dentro de si, que o instiga a perder o controle e ceder à sua raiva.
Agora, a maneira como a história de Berserk se desenrolou até agora para Guts tem sido extraordinariamente sombria. Ele teve que lidar com a morte e a perda desde o início e, até o capítulo mais recente, perdeu tudo. Ao estilo típico de Berserk, poderíamos realmente supor que o final da série seria agridoce ou triste, assim como o restante da história tem sido. No entanto, de acordo com uma entrevista que Kentaro Miura fez com Yukari Fujimoto em 2000, ele disse que está mais inclinado a dar a Berserk um final feliz.
Isso é algo que os leitores e fãs da série ficam muito felizes em ouvir, pois isso abre a possibilidade para o personagem favorito de todos finalmente ser feliz. Agora, existem algumas teorias dos fãs sobre como isso poderia acontecer. Uma dessas teorias afirma que, após o Capítulo 374, onde vemos Guts quase ceder à Besta da Escuridão, ele pode ser trazido de volta ao seu estado original pelo personagem favorito dos fãs, Rickert, que estava a caminho de encontrar Guts. Este é um momento monumental na série, pois Rickert também é um ex-membro da Tropa dos Falcões e um dos amigos mais antigos de Guts que sobreviveu ao Eclipse, e este seria o primeiro encontro deles desde o Capítulo 182, lançado em julho de 2001.
Isso poderia significar que, apesar de estar em seu ponto mais baixo, Guts não sucumbirá à Besta da Escuridão e, com a ajuda de Rickert, recuperará sua compostura e partirá para salvar Casca. O que é ainda mais interessante é o fato de o Império Kushan ter capturado a tripulação, o que poderia criar um enredo muito interessante em que eles eventualmente escolheriam ajudar Guts a derrotar Griffith e seu exército. Embora possam ter objetivos diferentes, seria ótimo ver diferentes pontos da trama convergirem para o confronto final da história.
Agora, aqui está onde a história em si poderia terminar de algumas maneiras diferentes, a mais comumente acreditada das quais é que de alguma forma, Guts acabará derrotando Griffith, mas ele mesmo morrerá no processo. Após dar sua vida para salvar Casca novamente, além de se vingar do homem que lhe tirou tudo, Guts finalmente terá um final agridoce, morrendo feliz e em paz sabendo que Casca está a salvo e que todo o seu trabalho árduo e sofrimento não foram em vão.
Outra maneira de resolver isso é Guts derrotar Griffith à moda antiga, o que poderia resultar na morte deste último. No entanto, o que realmente seria um grande ponto de virada é se a série terminar com a derrota de Griffith e da Mão de Deus pelas mãos de Guts e do Cavaleiro Caveira, com Griffith sendo destituído de seu poder, mas não morrendo no final. Isso atormentaria Griffith por viver o resto de seus dias como alguém que não tem nada, vendo Guts e Casca terem uma vida feliz apesar de tudo o que ele fez para impedir que isso acontecesse. No final, ele próprio sacrificou sua humanidade por um sonho que nem mesmo conseguiu manter, e aqueles que ele fez sofrer acabaram vivendo suas vidas como queriam.
A última teoria, no entanto, é a mais fascinante, pois afirma que Griffith será destituído da Mão de Deus, pelos próprios membros da Mão de Deus. Ela afirma que esse era o plano de Void desde o início e que isso é algo que ele vem fazendo há séculos, como o vimos em um flashback de mil anos atrás, quando ele destruiu o reino do Rei Gaiseric com a ajuda da Mão de Deus. No entanto, os membros da Mão de Deus vistos neste flashback são todos diferentes, exceto Void, levando muitos a teorizar que Void é o verdadeiro planejador-mestre e faz isso rotineiramente para alcançar seus próprios objetivos de poder.
Em qualquer caso, o fim de Berserk será sem dúvida um choque para todos que o testemunharem, e, independentemente de a série terminar de forma feliz ou triste para Guts, será um final que todos lembrarão como a conclusão da maior história já contada.
Confira também:
- One Piece – Todas as Sagas, Arcos e Episódios do anime
- Os 70 personagens mais importantes de One Piece
- One Piece – Todos os filmes já lançados