Mestre Kame pode ter reivindicado algumas vitórias durante o Torneio de Poder no anime de Dragon Ball Super, mas no mangá ele teve sua maior vitória ainda quando assumiu uma poderosa posição contra Jiren, o mais forte do Universo 11.
Para ensinar a Goku o que ele estava perdendo, Mestre Kame enfrentou Jiren e fez alguns feitos impressionantes antes de finalmente ser eliminado do torneio.
Atenção: Spoilers de Dragon Ball Super abaixo.
No mais recente capítulo do mangá, Mestre Kame assumiu uma ofensiva contra Kahseral do Universo 11, onde foi capaz de evitar muitos de seus ataques e isso surpreendeu a todos, já que ninguém esperava que, apesar da idade, ele pudesse ser tão ágil. Depois de derrotar Kahseral, ele pergunta a Goku por que ele está tendo tantos problemas contra Jiren.
Quando Goku responde que ele precisa de mais poder, Kame retruca e pergunta a ele o que realmente significa ter mais poder, e diz que os lutadores de artes marciais não treinam para vencer lutas, mas sim conquistar a si mesmos.
E claro, ele deu uns bons dibres no Jiren, deixando a todos de boca aberta.
Depois de mandar Goku se lembrar de tudo o que ele aprendeu ao longo dos anos, Mestre Kame diz que sua última lição é ensinar Goku a se mover bem. Ele ataca Jiren e é capaz de evitar alguns de seus ataques com sucesso, assim como fez Kahseral. Whis e Beerus notam que sua habilidade é semelhante à do Ultra Instinto, mas o velho está longe de chegar a esse nível.
Então, Kame manda Goku olhar procurar a resposta em seu coração e então ele ataca Jiren mais uma vez, sendo eliminado do Torneio de Poder. Embora ele tenha sido derrotado, ele fez o suficiente para inspirar Goku e ajudá-lo a perceber o que estava faltando.
Isso leva Goku ao Ultra Instinto pela primeira vez, mas infelizmente não durou o suficiente para causar um grande impacto.