InícioAnimeAttack on Titan – Teoria conecta os Titãs ao Império Romano

Attack on Titan – Teoria conecta os Titãs ao Império Romano

PUBLICIDADE

Você sabia que Attack on Titan tem uma conexão com o Império Romano? A obra de Hajime Isayama é um dos animes mais populares no momento, e consistentemente deixa os fãs envolvidos por não explicar demais cada pequeno detalhe. Embora esteja agora em sua temporada final, a história ainda tem muitas perguntas sem resposta que alugaram um triplex na cabeça da internet, que está cheia de teorias de fãs. Além das ideias atuais que se aplicam à temporada final e em como o anime terminará, existem muitas outras teorias centradas em torno da inspiração do anime – e que tipo de metáforas Attack on Titan usa para contar sua história.

PUBLICIDADE

Uma teoria de fãs no Reddit, postada pelo usuário u/kingfwf em particular, sugere uma conexão pertinente entre os Titãs de Attack on Titan e o Império Romano. Embora essa teoria tenha sido postada anos atrás, antes do mangá e do anime explicarem completamente de onde os Titãs vêm, ela ainda desenha muitas conexões válidas entre os Titãs como opressores, assim como os antigos romanos costumavam ser.

Imagem do anime – Reprodução: Attack on Titan
PUBLICIDADE

No geral, a teoria sugere que todo o enredo de Attack on Titan é uma alegoria para a luta do Império Romano para conquistar a antiga Judeia, que é a atual Israel. O primeiro ponto que o usuário explica é como os Titãs são grandes, imponentes e aparentemente estão em todos os lugares, da mesma forma que o Império Romano era expansivo e opressivo em todos os cantos.

As maiores ameaças aos romanos vinham da Ásia e da Judeia, que são representadas em Attack on Titan por Mikasa e Levi Ackerman. Mikasa é supostamente um dos últimos asiáticos da história, enquanto o nome claramente hebraico de Levi refletiria o estado da Judeia. Embora os verdadeiros poderes dos Ackermans tenham sido revelados no anime somente na Parte 1 da 4ª temporada, a conexão com a história antiga não passa despercebida.

Esta também não é a primeira teoria dos fãs a fazer comparações dos habitantes de Paradise Island com os povos judeus. É bastante óbvio que os cidadãos de Paradis estavam sendo injustamente oprimidos, especialmente porque não entendiam completamente o que estava acontecendo em relação aos Titãs, e eram mantidos atrás de muros, semelhantes a características do Holocausto, como os guetos e Campos de Concentração. Embora o conteúdo da história não seja nada parecido, esses pequenos detalhes ajudam a formar a conexão que o usuário do Reddit tentou fazer.

Imagem do anime – Reprodução: Attack on Titan

Outra conexão válida que a teoria faz é como os Titãs prejudicam a humanidade. Como os antigos romanos, eles têm como alvo cidades, residências e edifícios. Em vez de ir direto ao povo, os Titãs tiram sua proteção e meios de sobrevivência, semelhante à forma como os romanos normalmente invadiam. Da mesma forma, os romanos viam suas conquistas não como pessoas, mas como recursos para aumentar seu próprio poder. Os Titãs não veem os humanos como nada além de comida, então é muito fácil para eles atacarem sem culpa.

Além disso, a teoria dos fãs do Reddit está cheia de outros pequenos detalhes que ajudam a criar a comparação dos Titãs com os antigos romanos conquistadores. Embora o enredo atual de Attack on Titan se afasta dessa metáfora à medida que mais e mais histórias de fundo são explicadas, a conexão não é totalmente infundada. O Império Romano era um inimigo dominante e aparentemente impossível de combater, e os Titãs são uma ameaça muito real que pode facilmente criar horror generalizado.

PUBLICIDADE

E aí, achou que essa conexão entre Attack on Titan e o Império Romano faz sentido? Conta pra gente!

Confira também:

PUBLICIDADE
Carolina Rocha
Carolina Rocha
jornalista, geminiana. gosto de joguinhos, séries, música, tudo do mundo do entretenimento.