Durante décadas, Ash Ketchum foi o eterno garoto de 10 anos de Pokémon, nunca envelhecendo apesar de enfrentar incontáveis aventuras. Isso sempre incomodou os fãs, que viam nessa falta de crescimento um desperdício de potencial narrativo. Agora, com Pokémon Horizontes, o anime resolveu finalmente esse antigo problema.
- Siga o Critical Hits e não perca mais um post: Google News, Twitter, Bluesky, Instagram, Youtube
Pokémon Horizontes, disponível na Netflix, é o primeiro anime da franquia sem Ash, trazendo novos protagonistas: Liko, Roy e Dot. Diferente do clássico, esses personagens não ficarão presos em uma eterna infância. Foi confirmado que, na segunda temporada, haverá um salto temporal que permitirá aos protagonistas envelhecerem, algo inédito em Pokémon.
O anime clássico manteve Ash preso aos seus 10 anos durante 26 anos, algo que gerou muitas críticas e virou até meme entre fãs. Essa decisão narrativa impediu o anime de explorar temas mais profundos e maduros que poderiam ter surgido naturalmente à medida que Ash crescesse.
Pokémon Horizontes está claramente disposto a ir além, mostrando não só um desenvolvimento físico dos protagonistas, mas também emocional e psicológico. Liko, Roy e Dot vão amadurecer diante dos olhos dos espectadores, experimentando novos desafios conforme envelhecem.
Embora a extensão exata desse salto temporal não tenha sido revelada, só o fato de Pokémon ter abandonado o formato estático já é uma grande vitória. Com essa mudança, Pokémon Horizontes abre possibilidades narrativas inéditas, provando que a franquia aprendeu com os erros do passado e está pronta para seguir um caminho mais corajoso e interessante.
Ao todo, o anime conta com mais de 23 temporadas, e pode ser assistido na Netflix.