Em razão da recente epidemia do COVID-19, popularmente conhecido como coronavírus, os organizadores do AnimeJapan 2020 anunciaram na manhã desta quinta-feira (27) o cancelamento do evento, que ocorreria entre os dias 21 e 24 de março.
Como forma de precaução para evitar a disseminação do vírus, o governo japoneses já havia recomendado o cancelamento ou adiamento de eventos, convenções ou feiras de grande escala. O comunicado oficial foi compartilhado pela conta do evento no Twitter:
“Diante do recente surto do coronavírus (COVID-19) e da recomendação governo japonês para cancelar grandes, feito no dia 26 de fevereiro, mas acima de tudo, pensando na saúde e segurança de nossos visitantes e de todos os envolvidos na evento, decidimos cancelar o AnimeJapan 2020 e o Family Anime Festa 2020.
Lamentamos muito todos os fãs de anime que aguardavam ansiosamente a edição deste ano e todas as partes que estavam se preparando para o evento, no entanto, a decisão foi feita para evitar a propagação da infecção.
Agradecemos sua compreensão e cooperação nesta questão. ”
Logo após o anúncio, a organização do AnimeJapan também comunicou que todos os ingressos para o evento serão reembolsados a partir do dia 6 de março.
Além do AnimeJapan, eventos em todo o Japão foram cancelados, incluindo o Tokyo Girls Collection e o evento de cosplays Nippombashi Street Festa. Empresas japonesas como Sony Interactive Entertainment, Bushiroad e Square Enix também anunciaram o cancelamento de suas participações em grandes eventos no exterior (via Animenewsnetwork).
Na última quarta-feira (26), o primeiro ministro japonês Shinzo Abe emitiu um comunicando informando as principais medidas do país para frear a propagação do vírus. “Considerando o risco de transmissão em eventos esportivos e culturais em todo o país, pelas próximas duas semanas solicitamos medidas como suspensão, adiamento ou redução de tamanho” (via Crunchyroll).
Segundo os dados mais recentes da Organização Mundial da Saúde (OMS), o novo coronavírus já causou 2,7 mil mortes e infectou mais de 80 mil pessoas em 37 países.