Dragon Ball Super está oficialmente em hiato no anime, mas felizmente o mangá ainda é publicado mensalmente e em breve teremos o anime de Dragon Ball Heroes para “encostar a fome” de mais Dragon Ball até o filme de Dragon Ball Super chegar no final do ano.
Hoje, entretanto, falaremos um pouco sobre os saiyajins, e deixaremos as novidades de lado para falar de uma revelação que Akira Toriyama fez sobre o envelhecimento da raça guerreira, e como que isso afeta as habilidades de luta de Goku, Vegeta e companhia.
Atenção: falaremos sobre spoilers de Dragon Ball Z abaixo. Você foi avisado!
Se você lembrar, Vegeta revela na saga de Majin Buu que os saiyajins envelhecem de maneira mais retardada em relação aos humanos, para eles poderem aproveitar as lutas por mais tempo, mas qual é a verdadeira taxa de envelhecimento deles?
Akira Toriyama comentou sobre o assunto numa oportunidade, e segundo ele, é verdade que Goku e Vegeta vão envelhecer de maneira mais lenta em relação a outros personagens humanos da franquia, mas que isso também tem um limite.
Um dia, tanto Goku quanto Vegeta vão acabar ficando “velhos” e começando a perder vitalidade, e segundo Toriyama, isso acontece numa velocidade tão ou mais rápida do que os humanos, ou seja, o dia ainda vai chegar para Vegeta e Goku.
Comentando sobre quanto tempo um saiyajin demora para envelhecer, Toriyama disse que os saiyajins, de fato, envelhecem de forma mais retardada em relação aos humanos, mas essa diferença não é tão grande assim.
Um exemplo dado por ele é Nappa, que possuía cabelo no passado e acabou perdendo os cabelos. Segundo Toriyama, isso foi um efeito da idade nele.
Ou seja, com isso, Toriyama revelou que Goku e Vegeta não serão eternos garotos, e que até mesmo eles têm um limite, e se considerarmos que eles estão na casa dos 40 e poucos anos, esse limite de força pode não estar tão longe assim, não é mesmo?
Eu não faço ideia de qual será esse limite de idade, mas seria bem triste ver Goku e Vegeta lutando na terceira idade saiyajin.